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Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano III [2010] - volume 4


SAID, E. W. Cultura e Imperialismo. São Paulo Companhia das Letras, 1999. [Leia]

André Barroso
PPGH-UNICAMP
http://lattes.cnpq.br/0466146822739635

 

Eric H. Cline, Biblical Archaeology. Oxford, Oxford University Press, 2009, 156 pp., ISBN 9780195342635. [Leia]

Pedro Paulo A. Funari
UNICAMP
http://lattes.cnpq.br/4675987454835364


AARON, David H. Etched in Stone: The Emergence of the Decalogue. New York/London, T & T Clark, 2006, 352p. [Leia]

Fábio Py Murta de Almeida
FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO / FACULDADE BATISTA DE NITERÓI
http://lattes.cnpq.br/9482390225415714



Roma e os camponeses da Galiléia: Os motivos que proporcionaram o nascimento do movimento de Jesus de Nazaré. [Leia]

Anderson de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE METODISTA DE SP
http://lattes.cnpq.br/0893915454622475

Resumo:
Este artigo discute as circunstâncias históricas e sociais que envolveram a atividade de Jesus na Galiléia do século I d.C. Procurando compreender o modo de dominação imposta pelo império romano no território judeu, e como isso afetou o modo de vida dos camponeses de regiões como Nazaré e Cafarnaum, o movimento liderado por Jesus poderá ser visto como uma reação popular à opressão imperial.

Palavras-chave: Império Romano; Jesus; Proto-Cristianismo; História de Israel; Histórica do Cristianismo.

Abstract:
This article discusses the historical and social circumstances that involved the action of Jesus in Galilean first century E.C. Searching to understand the way of domination imposed by roman empire in Jewish territory, and how it’s affected the peasant’s life style in regions like Nazareth and Capernaum, the movement of Jesus can will be seen like a popular reaction against the imperial oppression.

Keywords: Roman Empire; Jesus; First-Christianity; History of Israel; History of Christianity.

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Pesher Habacuc e o tema do sofrimento escatológico. [Leia]

Edgard Leite
UERJ / UNIRIO
http://lattes.cnpq.br/4323981692424724

Resumo:
Este texto analisa, a partir da literatura dos pesharim, e especialmente de Pesher Habacuc (1QpHab), o tema do sofrimento escatológico, também presente no Documento de Damasco. Tentamos propor alguns elos entre essa tradição e o tema do sofrimento de Jesus na literatura neotestamentária.

Abstract:
This paper analyzes, from the literature of pesharim, and especially Pesher Habakkuk (1QpHab), the eschatological theme of suffering, also present in the Damascus Document. We try to offer some links between this tradition and the theme of Jesus' suffering in the New Testament literature.

Palavras-chave: Pesher Habacuc – Pesharim - Manuscritos do Mar Morto – Mestre da Justiça – Cristianismo antigo.

Key-words: Pesher Habacuc – Pesharim - Dead Sea’s Scrolls - Master of Justice - Ancient Christianity.


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É a Tradição que os cega! – intertextualidade programática entre Jo 5,1-18 e Jo 9 como retórica apologética joanina. [Leia]

Osvaldo Luiz Ribeiro
FABAT
http://lattes.cnpq.br/1596908442976138

Resumo:
o artigo defende que haja uma articulação programática entre Jo 5,1-18 e Jo 9,1-41, que responderia pela intenção narratológica de responder a inquietações específicas da recém-formada comunidade joanina. Expulsos das sinagogas, seus membros recordavam-se de que tanto eles mesmos quanto os judeus que os expulsaram foram testemunhas dos “sinais” que os teriam levado à “fé” em Jesus como messias, de modo que resultava incompreensível que eles tivessem crido e, os demais, não. A resposta se dá na forma da encenação programática dos dois modos histórico-teológicos de portar-se diante de Jesus – dentro da tradição, o que impede a fé, e fora da tradição, o que permite a fé.

Palavras-chave: tradição, fé, João 5,1-18, João 9,1-41, Evangelho de João

Summary:
The paper argues that there is a programmatic articulation between Jo Jo 5,1-18 and 9,1-41, which account for the narratological intention to respond to specific concerns of the newly formed Johannine community. Out of the synagogues, members recalled that both themselves and the Jews who drove them were witnesses of the "signs" that would have led to "faith in Jesus as Messiah, so incomprehensible that it was clear they had believed, and others not. The answer is there in the staging of two programmatic historical and theological ways of behaving before Jesus - in the tradition, which prevents the faith, and outside the tradition, which allows faith.

Key words: tradition, faith, Jonh 5,1-18, Jonh 9,1-41, Gospel of Jonh

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O ‘ Contexto religioso’ do cristianismo antigo e gnosticismo: Identidade e âmbito da mentalidade helênica na literatura judaico-cristã tardio-antiga. Um estudo sobre a obra de Hans-Josef Klaus (2000). [Leia]

Prof. Dr. Pe. Pedro Paulo Alves dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7894524760054993

Resumo:
A Atual pesquisa visa o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica em mutação


Palavras-chave: Gnosticismo – Religião Helenística - Mundo Romano Oriental – Cristianismo Antigo.


Abstratct:
The Current research seeks the study of the identity relationships in the early Christianity starting from the reception of Elements of the Religious Hellenism. These confluences advents previously of the relationships with the Judaism of Diaspora, in Ptolemaic Egypt (LXX. séc. IV a.C), they are consolidated with the formation geopolitics and religious person of the Expansion of the Christianity in Minor Asia, during IIo Century. Through the exhibition of 'The Religious Context of Early Christianity' (KLAUS, 2000) we will approach Hellenistic’s Religion vicissitudes in mutation between the Philosophy of the Happiness and ‘the Return of the Divine Absolute’ in Gnosticism.


Keys-Words: Gnosticism – Hellenistic Religion – Oriental Roman World – Early Christianity.

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Criticismo neotestamentário e os evangelhos enquanto fontes histórico-biográficas para construção de uma Vita de Jesus. [Leia]

Samuel Nunes dos Santos
UFG
http://lattes.cnpq.br/7943876432584921

Resumo:
Grupos de críticos de diversas áreas do conhecimento (historiadores, filósofos, teólogos, etc.) expuseram suas argumentadas opiniões sobre o valor dos evangelhos como fonte histórica e de sua utilidade enquanto fonte biográfica para construção de uma Vita de Jesus. Por isso, a intenção deste artigo é apresentar algumas das idéias defendidas pelo criticismo neotestamentário desenvolvidas no sentido de analisar os evangelhos enquanto fonte histórico-biográfica.

Palavras-chaves: Criticismo – Evangelhos – Fonte histórica - Biografia – Jesus Histórico.

Abstract:
Many groups of scholars, belonging to several areas of knowledge (historians, philosophers, theologians, etc..), disclosed their tightly argued opinions on the value of the Gospels as historical sources and their usefulness as a biographical source for the construction of a Vita of Jesus. Therefore, the objective of this article is to present some of the ideas advocated by the New Testament criticism developed to analyze the Gospels as historical and biographical sources.

Key-words: Criticism – Gospels – Historical Source – Biography – Historical Jesus.

 

UFRJ IH PPGHC ARCHAI Kliné Editora LHER Latindex REDIB