Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano XV [2022] - volume 28 pp.1-247

Dossiê – Apresentação
[Leia - pp.1-4]

 


“O ferreiro fez, o ferreiro faz”: o cotidiano das religiosidades africanas na cidade do Rio de Janeiro do século XIX, notas de pesquisa

“The Blacksmith did, the blacksmith does”: the everylife of African religiosities in the city of 19th century Rio de Janeiro, research notes
[Leia - pp.5-23]


Doutorando Antonio Ramos Bispo Neto
PUR-UFRJ
http://lattes.cnpq.br/7956355546080733

 

Resumo: Neste artigo buscarei analisar a construção da religiosidade africana e negra, no contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, ao longo do oitocentos. Afirmo, em consonância com a historiografia mais recente sobre o tema, a forte presença centro- africana nessa construção, focalizando nos oficiais mecânicos. A partir da cidade pessoas teciam religiosidades construídas numa conjuntura de forte racismo e espoliação, fatores que nos ajudarão a compreender as táticas travadas na cidade, através da construção do território racialmente demarcado. Com essa pesquisa busco contribuir com mais alguns elementos para pensarmos a origem africana e urbana das nossas religiosidades, como da Umbanda.

Palavras-chave: religiosidades; cotidiano; cidade; africanos; intolerância religiosa

Abstract: In this paper, I will seek to analyze the construction of African and black religiosity, in the urban context of the city of Rio de Janeiro, throughout the 1800s. I affirm, in line with the most recent historiography on the subject, the strong Central African presence in this construction, focusing on craftsman. From the city, people wove religiosities built in a context of strong racism and dispossession, factors that will help us to understand the tactics waged in the city, through the construction of racially demarcated territory. With this research I seek to contribute with some more elements to think about the African and urban origin of our religiosities, such as Umbanda.

Keywords: religiosity; everyday life; city; africans; religious intolerance

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“Durará essa mofina enquanto durar o samba!”: educação, ancestralidade, histórias e memórias negras.

“This mofina will last as long as the samba lasts!”: education, ancestry, black stories and memories.
 [Leia - pp.24-42]

Mestre Elen Barbosa do Santos
SEEDU
http://lattes.cnpq.br/9337878556431227

Doutora Iamara da Silva Viana
UERJ/PUC-Rio
http://lattes.cnpq.br/8734218761246193 

Doutora Juçara da Silva Barbosa de Mello PUC-Rio
http://lattes.cnpq.br/9246461933404984


Resumo: Este artigo apresenta reflexões acerca do uso dos patrimônios culturais - o samba e o jongo - como ferramentas pedagógicas relevantes na construção de conhecimentos escolares, bem como na educação antirracista. Para tanto, analisamos o passado escravista e a sociedade pós abolição por meio de publicações em jornais como elementos que corroboram na elaboração de identidades negras.

Palavras-chaves:  Educação; Samba; patrimônio; memórias negras; sociabilidade

Abstract: This article presents reflections on the use of cultural heritage - samba and jongo - as relevant pedagogical tools in school knowledge construction as well as in anti-racist education. Therefore, we analyze the slavery past and the post-abolition society through publications in newspapers as elements that corroborate the black identities elaboration.

 Key words: Education; Samba; patrimony; black memories; sociability


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O samba carioca e suas relações sociais (1900-1980)

Rio de Janeiro samba and its social relations (1900-1980)
[Leia - pp.43-62]

Mestranda Jana Guinond
PPGPACS -UFRRJ
http://lattes.cnpq.br/8678148865111057

Marianna Araújo Ossimo
PROPGPEC/EREREBÁ – CPII
http://lattes.cnpq.br/1448567558476310

 

Resumo: O artigo trata da cultura do samba e seus desdobramentos geracionais. Um recorte de 1900-1980 e a movimentação por trás do gênero, perpassando o viés socioeconômico e cultural de uma classe trabalhadora frente à reação elitista. Discussões ideológicas de estudiosos que entendem a manifestação cultural sob diferentes perspectivas. Além de composições de João da Baiana, Janet de Almeida, Noel Rosa e Nelson Sargento exemplificando tais questionamentos propostos.

Palavras-chave: samba, cultura, identidade, relações étnico raciais, memória.

Abstract: The article examines samba culture and its generational developments. It focuses on the time period of 1900-1980, when elitists overcame their socioeconomic and cultural bias toward the genre. Ideological discussions by scholars help to elaborate on this cultural expression from different perspectives. Additionally, music composed by João da Baiana, Janet de Almeida, Noel Rosa and Nelson Sargento reflect the proposed questions.

Keywords: samba, culture, identity, ethnic-racial relations, memory.

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Candomblé e samba: enredando a representatividade de mulheres negras

Candomblé e samba: entangling the representation of black women
 [Leia - pp.63-79]

Mestra Maria Rosa da Silva
SENAC
http://lattes.cnpq.br/9914825450181218

Doutora Fabiana Rodrigues de Sousa
CECH/UFSCar
http://lattes.cnpq.br/8905398833724166

Negra Dja
http://lattes.cnpq.br/1422809735479380

Resumo: Este artigo apresenta reflexões tecidas ao longo de pesquisa de mestrado em Educação e tem como objetivo desvelar a dimensão educativa das práticas sociais do Candomblé e do samba, com intuito de analisar suas contribuições para a construção da representatividade de mulheres negras. Os aportes teórico-metodológicos da Educação Popular embasaram as análises tecidas e foram cotejados com a história de vida de uma mulher negra candomblecista e sambista. Os resultados corroboram a compreensão de que a participação social, em rodas de samba e Terreiros, configura-se como força motriz que possibilita os atos de “erguer a voz” e de reconhecer-se como mulher negra, enredando, assim sua autodeterminação por meio do acolhimento, da convivência e da coletividade.

Palavras-chave: Candomblé. Samba. Mulher negra. Representatividade. Educação Popular.

Abstract: This article presents research results from a Master's Degree in Education and aims to unveil the educational dimension of the social practices of Candomblé and samba, in order to analyze their contributions to the construction of representation of black women. The theoretical-methodological contributions of Popular Education supported the woven analyzes and were compared with the life story of a black woman from Candomblé and samba. The results corroborate the understanding that social participation, in samba circles and terreiros, is configured as a driving force that enables the acts of “raising one's voice” and recognizing oneself as a black woman, thus entangling her self-determination through of reception, coexistence and collectivity.

Keywords: Candomblé. Samba. Black woman. Representation. Popular Education.


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“Licença meu pavilhão”: a apresentação da bandeira da escola de samba como ritual de conexão ancestral

“Leave my flag”: the presentation of the samba school flag as an ancestral connection ritual
[Leia - pp.80-94]

Mestra Viviane Martins Ramos
UERJ
http://lattes.cnpq.br/9281407230079930

Doutor Renato M. Barreto da Silva
EEFD-UFRJ
http://lattes.cnpq.br/6089052857078946

 

Resumo: O casal de mestre-sala e porta-bandeira ao empunhar a bandeira e saudá-la para iniciar a dança, reverencia e pede licença à ancestralidade (e a comunidade da escola de samba que representa) para bailar naquele espaço e resguardar toda a história registrada nos sentidos de sua bandeira. Propomos um breve entrelaçamento entre este ritual e aspectos encontrados em diferentes manifestações afro diaspóricas e que comungam de ancestralidades semelhantes que sugerem respeito ao espaço e aos objetos e se associam ao devotamento da negritude à sua história, observando e compreendendo a relação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira com a bandeira, esta última também compreendida como uma entidade. O princípio da lógica ritual é percebido por uma ótica africanizada, pautado pelo aspecto da intimidade invocada pela presença da espiritualidade. As contemporâneas inovações e modernização das escolas de samba não são suficientes para apagar as referências ancestrais coletivamente orquestradas.

Palavras-chave: Ascentralidade – Escola de Samba – Mestra sala e porta-bandeira

Abstract: The couple of master room and flag bearer when wielding the flag and saluting it to star the dance, reveres and excuses ancestry (and the samba school community that represents) to dance in that space and safeguard the entire recorded history in the sense of its flag. We propose a brief interweaving between this ritual and aspects found in different afro diasporic manifestations and who share in similar ancestry that suggest respect for space and objects and associate themselves with the devotion of blackness to their history, observing and understanding the relationship between the master-room and flag-bearer couples with the flag, the latter also understood as an entity. The principle of ritual logic is perceived from an Africanized perspective, guided by the aspect of intimacy.

Keywords: Ancestry – Samba School – couple of master room and flag bearer

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No girar de um pavilhão, se fundamenta uma nação: narrativas pedagógicas forjadas em verde e rosa

In the turning of a pavilion, a nation is founded: pedagogical narratives forged in green and pink
 [Leia - pp.95-113]

Mestre Phellipe Patrizi Moreira
FFP/UERJ
http://lattes.cnpq.br/2956145021111565

Doutora Mairce da Silva Araújo
FFP/UERJ
http://lattes.cnpq.br/1157936975342255 

Resumo:A tríade – samba, espaços educativos e práticas antirracistas – é o pilar que marca o ritmo e dá o embalo a esta pesquisa. As reflexões geradas por esta investigação apresentam-se ao longo do texto em um formato de espiral, repleto de idas e vindas, buracos, e, sobretudo, acompanhadas de vozes oriundas da Norte do Rio de Janeiro, onde se assentaram os fundamentos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. A partir de histórias de vida e formação de personalidades do samba e da educação das infâncias no Morro de Mangueira, refletimos como o samba desfilou por suas histórias de vidas, ao ponto conduzi-los por caminhos outros na ressignificação das dores, silenciamentos e tentativas de inserção social. Na parte dedicada a docência, a narrativa da professora Luciana Ávila da Creche Municipal Vovó Lucíola evidencia a importância de pensarmos as escolas como lugares de movimentos, atravessamentos e experimentações em que o samba é entendido como um ato de resistência aos padrões socialmente atribuídos. Ao narrar a história da comunidade onde está localizada a creche, a professora destaca a valorização e respeito a cultura local e o compromisso em estimular o pertencimento étnico-racial e a autoestima das crianças, ajudando-as a se reafirmarem enquanto indivíduos dotados de direitos, saberes e habilidades. O relato da docente demarca um histórico de atividades desenvolvidas em creches municipais da 1° Coordenadoria Regional de Educação onde o samba atravessa o espaço educativo e ressignifica os saberes da comunidade, ao potencializar valores como de ancestralidade, religiosidade e representatividade.

Palavras-chave: Samba; escolas de samba; cultura afro-brasileira; práticas antirracistas; narrativa docente.

Abstract: The triad – samba, educational spaces and anti-racist practices – is the pillar that sets the pace and sets the tone for this research. The reflections generated by this investigation are presented throughout the text in a spiral format, full of comings and goings, holes, and, above all, accompanied by voices from the North of Rio de Janeiro, where the Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira foundations were based.. Based on life stories and formations of samba personalities and the education of childhoods in Morro de Mangueira, we reflect on how samba paraded through their life stories, to the point of taking them along other paths in the re-signification of pain, silencing and attempts to social inclusion. In the part dedicated to teaching, the narrative of teacher Luciana Ávila from Vovó Lucíola Municipal Nursery highlights the importance of thinking about schools as places of movements, crossings and experimentations in which samba is understood as an act of resistance to socially attributed standards. When narrating the history of the community where the day care center is located, the teacher highlights the appreciation and respect for the local culture and the commitment to encourage the ethnic-racial belonging and self-esteem of children, helping them to reaffirm themselves as individuals with rights, knowledge and skills. The teacher's report marks a history of activities developed in municipal day care centers of the 1st Regional Education Coordination where samba crosses the educational space and reframes the knowledge of the community, enhancing values ​​such as ancestry, religiosity and representativeness.

Key-words: Samba; Samba schools; Afro-Brazilian culture; anti-racist practices; teaching narrative.

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Salve a malandragem: Cultura, política e classe trabalhadora negra

Save the Trickster: Culture, Politics and the Black Working Class
 [Leia - pp.114-130]


Doutora Lucimar Felisberto dos Santos
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e Guapimirim
http://lattes.cnpq.br/4563214300743730

Resumo: O artigo propõe uma análise das infrapolíticas dos trabalhadores negros e das trabalhadoras negras recuperadas desde a representação de uma linha de trabalho de entidades de Umbanda: Linha dos Malandros. Entendendo que as linhas de trabalho são constituídas de espíritos desencarnados que alcançaram um grau de espiritualidade muito elevado, pretende-se evidenciar os trabalhadores urbanos e periféricos como o arquétipo que a essa representa. Nesta perspectiva, utiliza-se o conceito de infrapolítica para descrever os confrontos diários, ações evasivas, e pensamentos que muitas vezes, apesar de sufocados, podem informar movimentos políticos organizados de camadas sociais subalternizadas. No limite desta análise, Malandragem será pensada como um estilo de vida, como um modo de viver pautado em uma ética de trabalho própria das populações periféricas que segue uma lógica específica. Entretanto, a análise seguirá o sentido de compreender como certos comportamentos criaram a noção de malandragem, ou seja, daquela cultura que informa uma outridade que classifica sujeitos sociais como malandros típicos.

Palavras-chaves:  Cultura; Ética; Infrapolíticas; Linha de Malandros, Trabalhadores negros

Abstract: This article presents reflections on the use of cultural heritage - samba and jongo - as relevant pedagogical tools in school knowledge construction as well as in anti-racist education. Therefore, we analyze the slavery past and the post-abolition society through publications in newspapers as elements that corroborate the black identities elaboration.

 Key words: Education; Samba; patrimony; black memories; sociability

 

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Ossain, Orixá de uma perna só, e o Poder da Cura: afetações afrorreligiosas no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Ossain, one-legged Orixá, and the Power of Healing: Afro-religious affects in the Parade of Samba Schools in Rio de Janeiro
 [Leia - pp.131-146]


Doutor Clark Mangabeira
UFMT
http://lattes.cnpq.br/5736181360637730

Doutorando Victor Marques de Araujo
PPGECCO/UFMT
http://lattes.cnpq.br/1403451046766359

Resumo: A partir de pistas etnográficas sobre a queda da primeira Porta-Bandeira durante o desfile da Escola de Samba Unidos de Padre Miguel, em 2017, que cantava o enredo “Ossain, o Poder da Cura”, o presente ensaio etnográfico pretende versar sobre a interpretação do acidente com Porta-Bandeira a partir da sua articulação com o mito do Orixá contado no enredo. De maneira imediata, o objetivo é analisar o episódio a partir de narrativas que o interpretaram como uma afetação do mito do Orixá no desfile, culminando no acidente, considerando-se o intercruzamento entre (1) o mito e o arquétipo do Orixá, (2) as narrativas afrorreligiosas historicamente constituintes das Escolas de Samba, e (3) a dança, o rito e o bailar da Porta-Bandeira; bem como, de maneira mediata, elucidar a relação intrínseca entre o Carnaval e o universo religioso como um todo.

Palavras-chaves:  Unidos de Padre Miguel; Ossain; religiosidade; Carnaval; Desfile das Escolas de Samba.

Abstract: Based on ethnographic clues about the fall of the first Porta-Bandeira during the parade of the Samba School Unidos de Padre Miguel, in 2017, which sang the plot “Ossain: The Power of Cure”, this ethnographic essay intends to deal with the interpretation of the accident with the Porta-Bandeira from its articulation with the myth of the Orixá told in the plot. Immediately, the objective is to analyze the episode from the narratives that interpreted it as an affectation of the myth of the Orixá in the parade, culminating in the accident, considering the intercrossing between (1) the myth and the Orixá archetype, (2) the afro religious narratives historically constituent of the Samba Schools, and (3) the dance, the rite and spinning of the Porta-Bandeira; as well as, mediately, it pretends to elucidate the intrinsic relationship between Carnival and the religious universe as a whole.

 Key words: Unidos de Padre Miguel; Ossain; religiosity; Carnival; Samba School’s Parade.

 

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A jornada agudá segundo o Borel

The acute journey according to Borel
 [Leia - pp.147-158]


Doutor Paulo Roberto Tonani do Patrocínio
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8270680328878654 

Mateus Calheiros Pereira
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/1106652168843533

Resumo: O presente artigo realiza uma leitura crítica do samba-enredo da escola de samba Unidos da Tijuca para o carnaval de 2003, cujo enredo foi “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil” com o objetivo de analisar as representações da experiência histórica da colonização e da escravidão em uma abordagem alternativa à história oficial. Para tanto, nossa abordagem dialoga com os novos estudos sobre a escravidão e, principalmente, sobre os águdas, com especial atenção aos estudos de Guran e Munanga, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin.

Palavras-chaves: Samba; Carnaval; Agudá; História; Colonização.

Abstract: This article performs a critical reading of the samba-enredo of the Unidos da Tijuca samba school for the 2003 carnival, whose plot was “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil” (“Agudás: those who took Africa in their hearts and brought Brazil to the heart of Africa”) with the aim to analyze the representations of the historical experience of colonization and slavery in an alternative approach to the official history. Therefore, our approach dialogues with new studies on slavery and, mainly, on the águdas, with special attention to the studies by Guran and Munanga, based on the theoretical framework of Walter Benjamin.

Key words: Samba; Carnival; Agudá, History; Colonization.

 

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A alma das coisas e a arte dos milagres: O espetáculo cair no samba a partir da teatralidade das manifestações ritualísticas, ancestralidade, Africanidade e o sagrado evidenciando sujeitos no pós-modernidade.

The soul of things and the art of miracles: The show falls into samba from the theatricality of ritualistic manifestations, ancestry, Africanity and the sacred evidencing subjects in postmodernity.
 [Leia - pp.159-171]


Mestrando Richard Silva Oliveira Pereira dos Santos
PUC-SP
http://lattes.cnpq.br/9506346487242611

Resumo: Este artigo tem como objetivo expor algumas relações a respeito da etcenologia a partir dos conceitos expostos como também suas aplicações de teatralidade e espetacularidade, relacionando o desfile: Igbá Cubango – A Alma das Coisas e a Arte dos Milagres, realizado pela Acadêmicos do Cubango em 2019. Conceitos abordados com o propósito de apontar a teatralidade produzida no cotidiano da religiosidade brasileira, que estão imersos no contexto de pós-modernidade e evidenciar como se demonstra e se espetaculariza considerando o ponto de partida a temática da escola..

Palavras-chaves: Samba-enredo, Religiosidades, Religiosidades afro-brasileira, Etcenologia, Cubango. .

Abstract: This article aims to expose some aspects about ethnocenology, by the use of theatricality and the spectacular quality of it aswell as its concepts, relating these ideas with the parade: Igbá Cubango – The soul of things and the art of miracles, accomplished by Acadêmicos do Cubango in 2019. These concepts are approached with the purpose of pointing out the theatricality produced daily in the religious scenario of Brasil, which is imersed in a post-modernism context, and also to evidence how it is shown and performed in its own spectacular form, considering the school ground as a starting point.

Key words: Samba-plot, Religiousness, African-Brazilian religiousness, Ethnocenology, Cubango.

 

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Cristo-Oxalá em verde-e-rosa: o carnaval como espaço de disputas narrativas

Christ-Oxalá in green and pink: Carnival as a space for narrative disputes
 [Leia - pp.172-183]


Gabriel Henrique Caldas Pinheiro
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/3009123101163152

Doutora Helena Theodoro
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/2514918329442109 

Resumo: O presente artigo se propõe a analisar o episódio em que a alegoria "Santo e Orixá", apresentada no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro pela Estação Primeira de Mangueira em 2017, foi impedida de retornar ao desfile das campeãs do mesmo ano após uma solicitação da Arquidiocese da cidade envolvendo o presidente da agremiação e a LIESA, entidade responsável pela gestão da festa. Nos interessa examinar, no campo dos debates suscitados pela História das Religiões, o acontecimento em si e seus desdobramentos: da concepção artística do carnavalesco Leandro Vieira às ressonâncias midiáticas do episódio..

Palavras-chaves: Mangueira; Intolerância religiosa; Carnaval; Escolas de samba; Religiões afro-brasileiras.

Abstract: This article aims to analyze the episode in which the allegory "Santo e Orixá", presented in the parade of samba schools in Rio de Janeiro by Estação Primeira de Mangueira in 2017, was prevented from returning to the parade of champions of the same year after a request from the Archdiocese of the city involving the president of the association and LIESA, the entity responsible for managing the party. We are interested in examining, in the space of the History of Religions, the event itself and its consequences: from the artistic conception of the carnival artist Leandro Vieira to the mediatic resonances of the episode..

Key words: Mangueira; Religious intolerance; Carnival; Samba schools; Afro-Brazilian religions.

 

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As narrativas orais africanas como registros fundamentais para produção de um enredo para escola de samba

African oral narratives as fundamental records for the production of a plot for a samba school
 [Leia - pp.184-197]


Mestrando Severo Luzardo Filho
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/0129710833464460

Doutor Madson Luis Gomes de Oliveira (Orientador)
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/7992901895916913

Resumo: Este trabalho registra a experiência de receber os ensinamentos através das tradições orais africanas, de um soba numa aldeia no interior do deserto de Namibe. Compreendendo como a tradição oral se faz presente na África, atuando como uma fonte legitima de pesquisa. Ademais a fé e a religiosidade angolana caracterizam-se como rico material discursivo que se cruzam na narrativa do tempo, e influenciam aspectos sociais e históricos. É intenção desse artigo, ainda, revelar a transformação do material coletado em uma sinopse carnavalesca, base de dados e informação cultural do enredo Nzara Ndembu, para o carnaval da Escola de Samba União da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, de forma clara e objetiva, transformando em signos de comunicação, os saberes recebidos relacionados com o tempo.

Palavras-chaves: Oralidade. Soba. Bantos. Religiosidade africana. Saberes africanos.

Abstract: This work records the experience of receiving the teachings through African oral traditions, from a soba in a village in the interior of the Namibe desert. Understanding how the oral tradition is present in Africa, acting as a legitimate source of research. Furthermore, Angolan faith and religiosity are characterized as rich discursive material that intersect in the narrative of time, and influence social and historical aspects. It is also the intention of this article to reveal the transformation of the collected material into a carnival synopsis, database and cultural information of the Nzara Ndembu plot, for the Carnival of the União da Ilha do Governador Samba School, in Rio de Janeiro, in a clear way and objective, transforming timerelated knowledge received into communication signs.

Key words: Orality. Under the. Bantos. African religiosity. African knowledge.

 

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O corpo encantado: reverberações do chão afro-brasileiro na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro

The enchanted body: reverberations of the Afro-Brazilian ground in the samba school
 [Leia - pp.198-212]


Doutor Vítor Gonçalves Pimenta
UEMA
http://lattes.cnpq.br/8755265447539837

Resumo: Neste trabalho, evoco o “corpo encantado” da minha vivência corporal e dos demais componentes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na tentativa de descrever essa experiência coletiva via “corpo comunitário”. Assim, narro o chão afro-brasileiro da escola de samba em performance. O chão da escola corresponde à comunidade, ou seja, um grande grupo de corpos, que se subdivide nas diversas alas que compõem a agremiação da escola de samba, sendo responsável pelo assentamento da escola. A comunidade é formada pela ala das baianas, a ala da Velha Guarda, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, a ala dos/as passistas, a ala da bateria, ala dos compositores, as alas que contam o enredo da escola, os/as componentes das alegorias, e a equipe do carro de som, composta por instrumentistas, intérpretes e os/as diretores/as de harmonia. O objetivo é evocar os movimentos do corpo encantado em conexão com os corpos da comunidade que fazem o carnaval na sua dimensão performática, refletindo sobre as potencialidades e os encantamentos do corpo..

Palavras-chaves: corpo encantado; corpo comunitário; chão afro-brasileiro; escola de samba; Acadêmicos do Salgueiro.

Abstract: The Samba School’s ground resembles the community, I mean, a large group of bodies divided into a various wing – known as alas. Salgueiro Samba School parades with the ala das baianas, the Old School wing, two couples of Master of Ceremony and Flag Bearer Lady, known as Mestre-Sala and Porta-Bandeira, the dancers wing, the percussion section, other wings and floats according to the theme chosen by the Samba School, musicians, singers and Harmony Directors. Through narratives of Afro-Brazilian ground of Samba School, I evoke the “enchanted body” based on mine and others’ experiences as Salgueiro Samba School members to describe this communal experience as “body-word” and think about potentialities of human body.

Key words: enchanted body; collective body; afro-brazilian ground; samba school; Acadêmicos do Salgueiro.

 

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Carnaval Virtual - Escolhas Estéticas da Folia na Tela Global

Virtual Carnival – Aesthetic Choices of Reverly on the Global Screeen
 [Leia - pp.213-227]


Mestre Leonardo Augusto de Jesus
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/7497028192517336

Silvia Maria Monteiro Trotta
UVA
http://lattes.cnpq.br/8679150163724555

Resumo: As tecnologias influenciaram progressivamente na produção cultural – e suas formas de reprodução – desde a modernidade até o presente momento, quando presenciamos a lógica hiper, que expõe uma modernidade elevada à potência superlativa. Na hipermodernidade, as formas artísticas e culturais se constroem e se transformam em função das tecnologias digitais, que dominam cada vez mais os processos de criação, comunicação e informação. A arte, afirmam Lipovetsky e Serroy, deixa de ser restrita a um grupo de especialistas para tornar-se uma “arte de todos e para todos”. O presente artigo pretende pensar o surgimento do carnaval virtual enquanto representação resultante da hibridização entre cultura popular e tecnologia na era do capitalismo transestético, compreendendo a diversidade de linguagens visuais apresentadas pelas escolas de samba virtuais como resposta aos impulsos artísticos do indivíduo hipermoderno, cujo desejo de expressão estética de si é estimulado pelo desenvolvimento da internet e da tecnologia informática e digital.

Palavras-chaves: Hipermodernidade. Tela Global. Carnaval Virtual. Era Transestética. Hiperespetáculo.

Abstract: Technologies have progressively influenced cultural production – and its forms of reproduction – from modernity to the present moment, when we witness the hyper logic, which exposes modernity raised to superlative power. In hypermodernity, artistic and cultural forms are built and transformed as a result of digital technologies, which increasingly dominate the processes of creation, communication and information. Art, affirm Lipovetsky and Serroy, is no longer restricted to a group of specialists to become an “art of all and for all”. This article intends to think about the emergence of virtual carnival as a representation resulting from the hybridization between popular culture and technology in the era of transesthetic capitalism, understanding the diversity of visual languages presented by virtual samba schools as a response to the artistic impulses of the hypermodern individual, whose desire to aesthetic expression of oneself is stimulated by the development of the internet and computer and digital technology..

Key words: Hypermodernity. Global Screen. Virtual Carnival. Transesthetic Era. Hyperspectacle.

 

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Imbricações entre escolas de samba, arte contemporânea e religiões de matrizes africanas na exposição “Semba/Samba: corpos e atravessamentos”

Imbrications between samba schools, contemporary art and religions of African origins in the exhibition “Semba/Samba: corporals and crossings”
 [Leia - pp.228-247]


Doutorando Gabriel Haddad Gomes Porto
UERJ
http://lattes.cnpq.br/2325791251957693

Doutor Leonardo Augusto Bora
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/4590077376576534

Resumo: O trabalho, a partir do conceito de “encruzilhada” debatido por nomes como Luiz Rufino, analisa a presença de símbolos, termos e imagens de religiões de matrizes africanas, reinterpretados no contexto do carnaval carioca e da arte contemporânea brasileira, enquanto peças fundamentais para a compreensão da narrativa da mostra Semba/Samba: corpos e atravessamentos, oficialmente aberta em 2 de dezembro de 2020, no Museu do Samba – Rio de Janeiro. Mais especificamente, observa o processo de tradução da curadoria textual, assinada por Luiz Antonio Simas e Nei Lopes, em projeto expográfico e curadoria artística, movimento realizado pelos autores do ensaio - carnavalescos convidados para a materialização de uma exposição que “incorporou” elementos do desfile de 2020 do GRES Acadêmicos do Grande Rio, em homenagem ao pai de santo Joãozinho da Goméia (ato poético e político contra a intolerância religiosa).

Palavras-chaves: Encruzilhada; Religiões de Matrizes Africanas; Carnaval; Arte Contemporânea; Samba.

Abstract: The work, based on the concept of "crossroads" debated by names like Luiz Rufino, analyzes the presence of symbols, terms and images of Afro-Brazilian religions, reinterpreted in the context of Rio’s carnival and contemporary Brazilian art, as fundamental pieces for the understanding of the narrative of the exhibition “Semba/Samba: bodies and crossings”, officially opened on December 2, 2020, at the Museu do Samba - Rio de Janeiro. More specifically, it observes the process of translating the textual curatorship, signed by Luiz Antonio Simas and Nei Lopes, in an expographic project and artistic curatorship, a movement carried out by the authors of the essay - carnival designers invited to materialize an exhibition that “incorporated” elements of the 2020 parade of GRES Acadêmicos do Grande Rio, in honor of the religious leader Joãozinho da Goméia (poetic and political act against religious intolerance).

Key words: Crossroads; Afro-Brazilian Religions; Carnival; Contemporary Art; Samba.

 


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