Entendendo a marca e identidade visual da Kliné
A Kliné Editora nasceu em 2011, quando um grupo de pesquisadores do campo de História das Religiões percebeu que o mercado editorial especializado era hegemonicamente composto por editoras ligadas à grupos religiosos. Se fazia necessário uma editora comprometida com a pesquisa e difusão do que é produzido sobre religiões no ambiente laico, de forma a contribuir com o debate público sobre religião, mas sem compromisso com confissões religiosas. Até por que este comprometimento muitas da vezes está vinculado à uma percepção pouco plural de mundo, frequentemente fundamentalista, das experiências religiosas.
Esta necessidade naturalmente só pôde ser percebida devido aos valores que esses pesquisadores carregavam: Comprometimento com a laicidade do Estado. Defesa da pluralidade e portanto de valores democráticos. Negação do fundamentalismo. Todos esses valores precisavam ser transferidos na marca da então nascente editora.
Democracia pressupõe conversa, diálogo. Pressupõe estarmos reunidos num sentimento de comensalidade. Muito comumente esses valores eram debatidos no mundo helênico antigo em torno de uma uma espécie de divã, chamada Klínē (Pronúncia: cliné). To texto de fundação da editora (disponível na página “Quem Somos“) explicamos:
Esse termo grego carrega alguma controvérsia em sua tradução: cama (para boa parte das fontes – daí derivaria a palavra “clínica”, pois usava-se para deitar, repousar, especialmente, mas não exclusivamente, doentes) e mesa (para outra parcela das fontes, local onde se assentava para as refeições ou conversas).
Seja como for, o sentido que se quer assumir para essa editora é duplo: movimento e comensalidade. Movimento, pois a personagem toma sua Klínē e caminha em busca daquilo que lhe é devido, coadunando-se, assim, com o que descrevemos acima ser a motivação de nossa empreitada literária. E, comensalidade, pois ao lembrar das refeições realizadas em torno das Klínai (plural) queremos nos referir à amizade, parceria e companheirismo dos fundadores e idealizadores desse projeto.
Assim, definimos nossa marca, o que derivou o logotipo que usamos todos estes anos:
No ano de 2020 chegamos à confluência de alguns fatores importantes de virada: Com as necessidades de intensificação do uso das plataformas digitais por conda do isolamento social definido como forma de combate à pandemia do Novo Coronavírus; com as movimentações sociais no mundo todo que reabilitam o fundamentalismo; e próxima de completar 10 anos de existência, os atuais membros da editora puseram em prática algumas transformações para impulsionar um novo momento da editora, como este novo site, e isso também deveria se materializar num novo logotipo. Assim modernizamos nosso antigo logotipo
Comments (0)