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Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano VI [2013] - volume 11
pp.1-107

Editorial [Leia – pp.1-2]

DUNN, James D. G. Jesus em nova perspectiva: o que os estudos sobre o Jesus histórico deixaram para trás. São Paulo: Paulus, 2013. [Leia – pp.3-8]

Bruno Ribeiro Nascimento
Mestrando PPGCOM/UFPB
http://lattes.cnpq.br/4210778274129446


O quarto evangelho e sua historicidade [Leia – pp. 9-19]

Lair Amaro dos Santos Faria
Doutorando PPGHC/IH/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8136626937111109


Resumo:
Parte integrante do Novo Testamento, o Evangelho de João ou Quarto Evangelho, por seu caráter considerado místico e tons acentuadamente teológicos foi alvo de desconfiança no que se refere à sua historicidade. Este trabalho apresenta as discussões acadêmicas sobre o texto.

Palavras-chave: Evangelho de João, historicidade, canonicidade

Abstract:
Integral part of the New Testament, the Gospel of John or Fourth Gospel, by his character considered mystical and his markedly theological tone was distrusted in regard to its historicity. This work presents the academic discussions on the text.

Key-words: Gospel of John, historicity, canonicity

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Dialética cultural espiralada [Leia – pp.20-31]

Nicolas Theodoridis
Prof. Mestrando (PPGHC/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/8329038544535649

Resumo:
O artigo tem como preocupação principal explicitar a necessidade da criação do constructo “dialética cultural espiralada”. A construção deste constructo parte do intuito de melhor adequação das ideias trabalhadas na dissertação de mestrado, “Arquitetura das Ideias – A dessacralização da sociedade ocidental e o advento da fé raciocinada”. Para tal desiderato, exponho nas páginas iniciais, formulações sobre o conceito de conceito. Em seguida, ter-se-á a decomposição dos termos no intuito de melhor esclarecê-los, ou seja, historicizar os conceitos efetuando, ao final, a argamassa metodológica da explanação teórica.

Palavras-chave: Dialética, Cultura, Espiral.

Abstract:
This article has as main concern explicit the need for the creation of the construct "cultural dialectic spiral". The construction of this construct part of the aim of better matching of ideas worked on the dissertation, "Architecture of Ideas - The desecration of Western society and the advent of rational faith." To this aim, expose pages inciais, formulations of the concept of concept. Then it will be the decomposition of the terms in order to better clarify them, or historicize the concepts effecting, in the end, the mortar methodological theoretical explanation.

Key-words: Dialectic, Culture, Spiral.


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O conceito de Estado Ampliado: uma chave para compreender a atuação da Pastoral de Favelas no Rio de Janeiro. [Leia – pp.32-43]

Glaucia Ferreira Lima de Brito
Mestranda (PPGHC/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/1597083949473140

Resumo:
A Pastoral de Favelas, durante os anos 1980, atuou fortemente na organização política das comunidades faveladas, no Rio de Janeiro. O propósito deste artigo, é analisar a atuação desta pastoral à luz dos conceitos de sociedade civil e de Estado, elaborados por Antonio Gramsci. Para tanto, analisamos a história desses conceitos a partir de teóricos que influenciaram diretamente o pensamento gramsciano.

Palavras-chave: Pastoral – Favelas – sociedade civil – política.

Abstract:
The Ministry of Slums, during the 80s, acted strongly in the political organization of slum communities in Rio de Janeiro. The purpose of this article is to analyze the performance of this ministry to the concepts of civil society and the State, developed by Antonio Gramsci. To this end, we analyzed the history of these concepts from theorists who have directly influenced Gramsci's thought.

Keywords: Pastoral - Slums - civil society - political

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O pensamento de Louis-Joseph Lebret e sua relevância para a Igreja Católica na segunda metade do Século XX. [Leia – pp.44-55]

Renato Torres Anacleto Rosa
Mestrando (PPGHC/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/7714135523361484


Resumo:
Com este artigo pretendemos trazer à luz os aspectos teóricos do pensamento de Louis-Joseph Lebret, padre e economista belga, mostrando de que forma a Igreja Católica apropriou-se de suas teses econômicas na segunda metade do século XX. Realçamos, com efeito, o conceito de “economia humana”, acepção que perpassa as obras de Lebret e que concerne numa economia voltada para o desenvolvimento humano.

Palavras-chaves: Louis-Joseph Lebret, “Economia humana”, Igreja Católica, Vaticano II.

Abstract:
This article we intend to bring to light the theoretical aspects of the thought of Louis-Joseph Lebret, Belgian priest and economist, showing how the Catholic Church appropriated his economic theories in the second half of the twentieth century. We emphasize, in fact, the concept of "human economy", meaning that permeates the works of Lebret and respect in an economy facing human development.

Keywords: Louis-Joseph Lebret, "human economy", Catholic Church, Vatican II.

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Os Cristianismos Originários: Relações de Poder e Gênero Numa Perspectiva Transdisciplinar.
[Leia – pp.56-80]

André Luis Barroso
IFCH-UNICAMP/CES-UC/SEEDUC-RJ
http://lattes.cnpq.br/0466146822739635

Resumo:
Pensar a questão de gênero na História do Cristianismo Antigo na atualidade passa necessariamente por pensar uma metodologia que abra, ao invés de estreitar as perspectivas de observação e participação das mulheres nas sociedades antigas, em geral e na história das religiões e nos lugares de culto, em particular. Assim, o método comparativo inaugurado por Marcel Detienne, associado à perspectiva metodológica da interdisciplinaridade de Crossan, eu, porém, penso ser melhor utilizar o conceito “transdisciplinaridade”, relacionando história, arqueologia e antropologia cultural, pode nos aproximar do ambiente das primeiras comunidades “cristãs” e suas relações de gênero e poder. O artigo que segue busca compreender o gradual desaparecimento das mulheres nos lugares de destaque da vida comunitária à medida que o movimento de Jesus fora assimilado pela instituição, mas entende que as mulheres que desempenhavam papéis de destaque nos cristianismos originários, não teriam muito que ver com os grupos humildes que é a marca da ruralidade de Nazaré, por exemplo. Somente o conceito de “profecia hitoricizada” (Crossan, 2004) pode apontar o tipo de comunidades e lideranças abraçaram o projeto de continuar o anúncio da Boa Nova.

Palavras-chave: História, Antropologia, cristianismo, judaísmo e helenismo, gênero, Poder e Metodogia.

Abstract:
Think the issue of gender in the History of Ancient Christianity today necessarily involves thinking methodology that open, rather than strengthen the prospects for observation and participation of women in ancient societies, in general and history of religions and places of worship, in particular. Thus, the comparative method inaugurated by Marcel Detienne associated with the methodological perspective of “interdisciplinary” Crossan, but I think it is better to use the term “transdisciplinarity”, relating history, archeology and cultural anthropology, can approach the environment of the first “Christian” communities and gender and power. The following article seeks to understand the gradual disappearance of women in prominence of community life as the Jesus movement had been assimilated by the institution, but believes that women who played prominent roles in originating Christianities, would not have much to do with the humble group that is the hallmark of rural areas of Nazareth, for example.Only the concept of “hitoricizada prophecy” (Crossan, 2004) may indicate the type of communities and leaders embraced the project to continue proclaiming the Good News.

Key-words: History, Anthropology, Christianity, Judaism and Hellenism, Gender, Power and Methodology.

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Notas sobre o ritual batismal nas comunidades paulinas de Corinto e Éfeso. [Leia – pp.81-91]

Juliana B. Cavalcanti
Mestranda (PPGHC/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/6770181406770057


Resumo:
O presente artigo visa apresentar alguns dados iniciais da pesquisa em curso a respeito da importância do batismo nas comunidades paulinas de Corinto e Éfeso do século I EC. Batismo este que será interpretado de formas distintas em cada uma destas comunidades. A interpretação dada ao rito implicará num maior ou menor diálogo com a proposta de Reino de Deus de Jesus, bem como, com uma maior ou menor aproximação com o modelo imperial. Para esta reflexão é mister o conceito de patronagem (Wallace-Hadrill); conceito este que possibilita pensar as relações de poder traçadas por intermédio do eixo fomentador: o batismo.

Palavras-Chave: Batismo, patronagem, comunidade paulinas, círculos paulinos, Reino de Deus.

Abstract:
This article presents some initial data from ongoing research on the importance of baptism in Pauline communities of Corinth and Ephesus in the first century CE. Baptism that this will be interpreted in different ways in each of these communities. The interpretation of the rite will involve a greater or lesser dialogue with the proposal of the Kingdom of God Jesus as well, with a greater or lesser proximity to the imperial model. For this discussion it is necessary the concept of patronage (Wallace-Hadrill); concept that allows considering the relations of power drawn through the axis developers: baptism.

Key-Words: Baptism, patronage, Pauline community, Pauline circles, the Kingdom of God.

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Uma discussão teórica sobre as interpretações do mito fundador da Umbanda [Leia – pp.92-107]

José Henrique Motta de Oliveira
IE/UFRRJ
http://lattes.cnpq.br/8964971573370614


Resumo:
A manifestação do caboclo das Sete Encruzilhadas no médium Zélio de Moraes, ocorrida numa sessão da Federação Espírita de Niterói, no dia 15 de novembro de 1908, é considerado pelos umbandistas como marco fundador dessa religião. O evento, entretanto, está envolvido por uma aura que entremeia realidade e fantasia. Este artigo oferece outro olhar sobre o mito fundador da umbanda e privilegia o valor simbólico que adquiriu para os atuais adeptos da religião. As teorias de Pierre Bourdieu sobre o funcionamento do campo religioso, linguagem e poder simbólico auxiliaram na tarefa de justificar o ostracismo vivido por Zélio de Moraes sem que isso invalide seu protagonismo dentro do meio religioso. Nossa hipótese é que o que estava em jogo naquele momento não era identificar quem fora o precursor da umbanda, mas legitimar sua práticas a fim de minimizar a perseguição policial e o preconceito da sociedade.

Palavras-Chave: Umbanda; Mito Fundador; Zélio de Moraes.

Abstract:
The manifestation of the caboclo Sete Encruzilhadas in medium Zélio de Moraes, ocurred in a session of the Spirite Federation of Niterói, on November 15, 1908, is considered as a landmark by umbandistas founder of this religion. This event, however, is surrounded by an aura that interweaves reality and fantasy. This article offers another look at the founding myth of Umbanda. Our analysis will privilege the symbolic value that the event acquired for current adherents of that religion. Pierre Bourdieu's theories about the functioning of the religious, language and symbolic power assist in the task of justifying the ostracism experienced by Zélio de Moraes without this invalidates his role within the religious environment. Our hypothesis is that what was at stake at that time was not to identify who was the pioneer of Umbanda, but legitimize their practices in order to minimize police harassment and prejudice of society.

Key-Words: Umbanda; Myth Founder; Zélio de Moraes.

 

 

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