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Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano VII [2014] - volume 13
pp.1-102

Editorial [Leia – pp.1-2]

HUNTER, D. G. Clerical celibacy and Veiling of Virgins: New Boundaries in Late Ancient Christianity. In: KLINGSHIRN, W. E.; VESSEY, M. The Limits of Ancient Christianity. The University of Michigan Press, Ann Arbor, p. 139-152, 1999. [Leia - pp.3-5]

Fabiano de Souza Coelho
 Doutorando (PPGHC - IH/UFRJ)
 http://lattes.cnpq.br/2802555703136531


No princípio era o Logos... a encarnação divina no evangelho de João na  perspectiva da filosofia grega [Leia pp. 6-18]

Daniel Soares Veiga
                                                                               Doutorando (PPGH / UERJ)
                                                          http://lattes.cnpq.br/6808655301090296


Resumo:
O objetivo deste artigo é buscar entender como se originou a crença na transcendência de Jesus dentro da comunidade joanina, considerando-se as especulações filosóficas gregas concernentes ao conceito do Logos. Neste sentido, o presente artigo também é relevante na medida em que ele nos recorda do constante diálogo e interação que ocorria entre o querigma cristão e as formas do pensamento metafísico grego, correntes no mundo mediterrânico.

Palavras-chaves: Logos, filosofia, João, divinização e transcendência.

Abstract:
This paper’s goal is try to understand how to start the belief in the transcendence of Jesus within Johannine’s community, regarding the greek philosophical speculations about the concept of Logos. In this point of view, the present paper is also important as it recalls us for usual dialogue and interaction that happened between the Christian kerygma and the current ways of greek metaphysical thought in the Mediterranean world.

Keyworks: Logos, philosophy, John, divinization and transcendence.

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Finding a lost sheep – human memory, oral tradition and the historical Jesus [Leia – pp.19-39]

Judith C S Redman
Doctoral candidate (University of New England)

Resumo:
As diferenças entre passagens paralelas nos evangelhos – tanto no cânone como entre o cânone e o Evangelho de Tomé – têm sido tradicionalmente atribuídas à redação dos escribas, com significativa energia tendo sido gasta para a determinação de qual é a versão “original” ou “mais autêntica”. Este artigo examina como as pesquisas sobre transmissão oral, memória humana e (em menor medida) teoria da memória social afetam nosso entendimento de como similaridades e diferenças entre os paralelos evangélicos em geral podem ter surgido; examina suas implicações para os estudos do Jesus histórico e aplica tais métodos à parábola da ovelha perdida, tal qual aparece em Mateus, Lucas e Tomé. Concluímos que, embora possível que as diferenças sejam introduzidas por redação autoral, esta não é a única fonte possível de variação. Ao menos algumas das diferenças entre paralelos nos evangelhos poderiam resultar de processos normais da memória humana, incluindo lapsos durante o período de transmissão oral e/ou a que Jesus tenha usado variações de certas histórias em diferentes contextos.

Palavras-Chave: Memória humana, transmissão oral, ovelha perdida, teoria da memória social, paralelos nos evangelhos.

Abstract:
The differences between parallel passages in the gospels – both in the canon and between the canon and Gospel of Thomas – have traditionally been attributed to scribal redaction, with significant energy having been devoted to a determination of which is the “original” or “more authentic” version. This paper examines how work on oral transmission, human memory and (to a lesser extent) social memory theory affect our understanding of how the similarities and differences between gospel parallels in general may have come about, examines their implications for historical Jesus studies, and applies the findings to the parable of the lost sheep as it appears in Matthew, Luke and Thomas. It concludes that, while it is possible that differences were introduced due to authorial redaction, this is not the only possible source of variation. At least some of the differences between gospel parallels could be the result of the normal processes of human memory, including slippage over the oral transmission period and/or to Jesus having used variations of certain stories in different contexts.

Keywords: Human memory, oral transmission, lost sheep, social memory theory, gospel parallels.


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O monge Jerônimo e o bispo Agostinho em torno da controvérsia religiosa Jovinianista [Leia – pp.40-52]


Fabiano de Souza Coelho
 Doutorando (PPGHC - IH/UFRJ)
 http://lattes.cnpq.br/2802555703136531

Resumo:

A renúncia sexual dentro do Cristianismo Antigo foi se construindo no decorrer dos primeiros séculos e teve como culminância o final do século IV d. C. O ascetismo de Jerônimo e o rigorismo moral do bispo Agostinho estiveram ante um conjunto de ideias do monge Joviniano que difundia a igualdade de méritos entre os cristãos batizados virgens, viúvos e casados.

Palavras-chave: Agostinho, Jerônimo, Joviniano.

Abstract:
The sexual renunciation within Christianity Old has been built during the early centuries and was to culminate the end of the fourth century AD. The asceticism of Jerome and moral rigor of Bishop Augustine were forward a set of ideas monk Joviniano it spread the equal merits between baptized Christians virgins, widows and married.

Keywords: Augustine, Jerome, Jovinian.

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A "Revolução Constantina" e o fortalecimento cívico episcopal: Considerações historiográficas [Leia – pp.53-69]


Paulo Duarte Silva
Doutor (PPGHC - IH/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/5454374839045818

Resumo:
No campo da História da Igreja, um dos assuntos mais debatidos e controversos se refere ao incremento da autoridade urbana eclesiástica, sob a crescente chancela do episcopado. Transcorrido do limiar da Antiguidade aos primeiros séculos medievais – aproximadamente entre os séculos III e VI –, tal processo é frequentemente reavaliado pela historiografia, particularmente desde a publicação da obra monumental de Gibbon, em fins do século XVIII.
Neste artigo consideramos alguns dos elementos que têm norteado as diversas linhas interpretativas historiográficas, destacando as contribuições produzidas nas últimas décadas. À luz destas, elencamos alguns aspectos que as pesquisas correntes devem ter em conta, em particular quando detidas no estudo do episcopado ocidental..

Palavras-chave: Revolução Constantiniana, Episcopado, História da Igreja.

Abstract:
In the field of Church History one of the most debated and controversial issues refers to the increasing urban ecclesiastical authority, under the surveillance of the bishops. Occurred at the threshold from antiquity to the first medieval centuries – to say, from the third to the sixth centuries – such process is often reevaluted by the historiography, mostly since the publication of the seminal work of Gibbon, in late eighteenth century.

In this article we aim to consider some of the aspects that have been guiding the various historiographical trends, highlighting the contributions produced in the last decades. In the light of these, we chose some aspects that current researchers must bear in mind, especially when considering the western bishoprics.

Keywords: Constaninian Revolution, Bishopric, Church History.

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É Possível estudar a religião popular judaica a partir da literatura bíblica? [Leia – pp.70-82]


Ágabo Borges de Sousa
UEFS
http://lattes.cnpq.br/6724020245259228

 

Resumo:
É comum percebermos uma leitura do Antigo Testamento a partir de uma compreensão monoteísta, sem observar à complexidade da religiosidade popular do antigo Israel. A pergunta regente deste texto nos desafia a um olhar crítico à leitura da vivência religiosa de Judá e Israel no período monárquico e seu confronto com o movimento profético, bem como o estabelecimento da Torah. Observamos que é possível, sim, perceber uma religiosidade popular refletida nos textos do Antigo Testamento, destacando, contudo que parte do movimento profético se opunha a essa religiosidade e que o movimento deuteronomista caminha na mesma direção. Pois ambos entendem que um monoteísmo prático poderia ser libertário, colocando todos em um mesmo patamar, possibilitando assim o estabelecimento da justiça comunitária: o tzedeqah.

Palavras-chave: Bíblia, Religiosidade popular, Profetismo.

Abstract:
It is common to understand the Old Testament from a monotheistic perspective, without observing the complexity of  the ancient Israel's popular religion. The question, which motivate this text challenges us to look critically the religious life of Judah and Israel in the monarchic period, his confrontation with the prophetic movement, and the establishment of the Torah. It is observed, that it is possible to realize a popular religiosity reflected in the texts of the Old Testament, highlighting, however, that part of the prophetic movement opposed this religiosity and the Deuteronomistic movement headed in the same direction. Both understand that a practical monotheism could be libertarian, putting everyone on the same level, thus enabling the establishment of community justice: the tzedeqah.

Keywords: Bible, popular religiosity, Prophetic.


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O Templo de Heliópolis e o julgamento de Ptolomeu VI Filometor: O javismo descentralizado [Leia – pp.83-95]


Vítor Luiz Silva de Almeida
Doutorando (PPGHC - IH/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/3947383552194490

Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar a existência de diferentes centros de culto a divindade Iahweh na Antiguidade e as relações entre eles, buscando estabelecer pontos de contato entre perspectivas distintas relacionadas aos javismos e a influência de eventos práticos e seus modos de operação.

Palavras-chave: Javismos, Samaritanos, Judeus, Templo de Heliópolis

Abstract:
This article aims to analyze the existence of different centers of worship Yahweh deity in antiquity and the relationships between them, seeking to establish points of contact between different perspectives related to javisms and the influence of practical events and their modes of operation.

Key-words: Javisms, Samaritans, Jews, Heliopolis Temple.

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Um resumo da historiografia produzida pelo ‘Marxismo Clássico’ sobre o ‘Cristianismo Primitivo’ [Leia – pp.96-102]


Raphael Botelho de Moura
Bacharel em História (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/7050820730896391

Daniel Brasil Justi
Doutorando (PPGHC - IH/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/2597339147062189

Resumo:
A geração intelectual que o historiador britânico Perry Anderson chamou de “marxismo clássico” produziu trabalhos pioneiros em diversas áreas de conhecimento social, entre eles estudos sobre a origem do cristianismo. Este trabalho tem por objetivo reconstruir sinteticamente as formulações desta geração sobre o início do cristianismo, identificando suas principais influências.

Palavras-chave: Marxismo, Historiografia, Cristianismo Primitivo.

Abstract:
The intellectual generation that British Perry Anderson calls “classical marxism” has produced pioneering work in various areas of social knowledge, including studies on the origin of Christianity. This work aims to reconstruct synthetically the formulations of this generation about the beginning of Christianity, identifying their main influences.

Keywords: Marxism, Historiography, Early Christianity.

 

 

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