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Revista Jesus Histórico e sua Recepção – Ano XIV [2021] - volume 27 pp.1-131

Dossiê – Apresentação [Leia - pp.1-2]

 


Hipátia e os conflitos religiosos de Alexandria como objeto da produção cinematográfica: estudos a partir de Ágora

Hypatia and the conflicts of Alexandria religion as an object of cinematographic production: studies from Agora
[Leia - pp.3-29]


Doutor José Petrúcio de Farias Junior
UFPI
http://lattes.cnpq.br/2921343413261339

 

Resumo: Neste artigo, discorreremos sobre a construção da personagem Hipátia, a partir do filme Ágora (2009), dirigido pelo chileno Alejandro Amenábar, no qual relacionaremos a narrativa fílmica às fontes históricas tardo-antigas e às principais produções literárias que contribuíram para a fabricação de uma personagem e de um passado, marcado por dissensões religiosas em Alexandria entre o final do século IV e início do século V. 

Palavras-chave: Hipátia – Usos do passado – História Antiga e Cinema

Abstract: In this article, we will discuss the construction of the character Hipátia, based on the film Ágora (2009), directed by the Chilean Alejandro Amenábar, in which we will relate the filmic narrative to the late-ancient historical sources and the main literary productions that contributed to the production of a character and a past, marked by religious dissensions in Alexandria between the end of the 4th century and the beginning of the 5th century.

Keywords: Hypatia – Uses of the past – Ancient History and Cinema

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Corpo em evidência: Ressurreição e apologia no cinema: uma análise das películas A Investigação (1986) e Em defesa de Cristo (2017)

Body in evidence: Resurrection and apology in cinema: an analysis of the films A Investigation (1986) and In Defense of Christ (2017)
 [Leia - pp.30-45]

Doutor Josué Berlesi
UNIFESSPA
http://lattes.cnpq.br/0468572924132582

Doutor Rafael Hansen Quinsani
Rede Municipal de Guaíba/RS
http://lattes.cnpq.br/8582953893345367 


Resumo: No presente artigo analisaremos duas obras cinematográficas que abordam o tema da ressurreição de Cristo, uma estadunidense (Em defesa de Cristo) e outra italiana (A investigação). Para além da comparação entre ambas procederemos a uma abordagem sobre como as películas em tela dialogam com a investigação histórica. A concepção de Cinema-Eco desenvolvida por Sylvie Lindeperg serviu como baliza metodológica deste artigo.

Palavras-chaves: Jesus Histórico – Cinema-História – Ressurreição – Teoria e Metodologia – ReligiãoAbstract: In this article we will analyze two films that address the theme of the resurrection of Christ, an American one (In defense of Christ) and an Italian one (The investigation). In addition to the comparison between the two, we will proceed to an approach on how these films dialogue with historical research. The concept of Cinema-Eco developed by Sylvie Lindeperg served as the methodological framework of this article. Key words: Historical Jesus – Cinema-History – Resurrection – Theory and Methodology – Religion

Abstract: In this article we will analyze two films that address the theme of the resurrection of Christ, an American one (In defense of Christ) and an Italian one (The investigation). In addition to the comparison between the two, we will proceed to an approach on how these films dialogue with historical research. The concept of Cinema-Eco developed by Sylvie Lindeperg served as the methodological framework of this article

 Key words: Historical Jesus – Cinema-History – Resurrection – Theory and Methodology – Religion 


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Santidade e poder no cinema: uma análise comparativa dos filmes “Simão do Deserto” (1965) e “A História de São Patrício” (2000)

Sanctity and power in the cinema: a comparative analysis of “Simón del desierto” (1965) and “Saint Patrick: The Irish Legend” (2000)
[Leia - pp.46-66]

Doutor Paulo Duarte Silva
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/5454374839045818

 Doutoranda Clarissa Mattana
PPGHC/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/9809781661552515

 

Resumo: Nas últimas décadas, a atuação dos “homens santos” na passagem da Antiguidade à Idade Média recebeu considerável atenção dos estudos históricos, e pode-se afirmar que alcançou notabilidade mesmo fora da academia. De modo a fomentar o debate nos âmbitos da História Pública e do Ensino de História, nesse artigo comparamos dois filmes, “Simão do Deserto” e “A História de São Patrício”, que têm santos como protagonistas de suas tramas. Assim, analisamos como as películas retratam, por um lado, as manifestações de sua santidade e, por outro, as relações estabelecidas entre o santo e os demais representantes da hierarquia clerical.

Palavras-chave: História Medieval – Cinema – Homens Santos

Abstract: In recent decades, the role of “holy men” at the turn of Antiquity to the Middle Ages received considerable attention from historical studies, and it can be said that it achieved notability even outside the academy. To foster the debate in the fields of Public History and History Teaching, in this article we compare two movies, “Simón del desierto” and “Saint Patrick: The Irish Legend”, as both have saints as main characters of their plots. Thus, we analyze how the films portray the manifestations of their sanctity and, on the other hand, the relationships established between the saint and the other members of the clerical hierarchy.

Keywords: Medieval History – Cinema – Holy men

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O filme histórico como lugar de memória: algumas reflexões sobre Agostinho D’Ippona (1972) à luz da controvérsia donatista

The historical film as a place of memory: some reflections on Agostinho D'Ippona (1972) in the light of the Donatist controversy
 [Leia - pp.67-97]

Doutor Gilvan Ventura da Silva
UFES
http://lattes.cnpq.br/0104906936908227

 Belchior Monteiro Lima Neto
UFES
http://lattes.cnpq.br/3242122972916358

 

Resumo: Neste artigo, temos por finalidade refletir sobre o filme Agostino d’Ippona (1972), do diretor italiano Roberto Rossellini, obra na qual o bispo de Hipona, cidade da província da Numídia, é enaltecido como um líder eclesiástico comprometido com o diálogo e a tolerância diante dos diversos grupos religiosos que compunham a sociedade norte-africana no final da Antiguidade. Ao construir uma imagem de Agostinho em sintonia com as tradições da Igreja, Rossellini contribui para o reforço de uma memória edificante e, portanto, heroica acerca de um dos mais renomados autores da Patrística. Para tanto, enfocaremos a maneira como o diretor aborda a atuação de Agostinho no contexto do movimento donatista, a mais duradoura e consistente controvérsia religiosa da Igreja africana.

Palavras-chave: Antiguidade Tardia – África do Norte – Donatismo – Agostinho de Hipona – Roberto Rossellini.

Abstract: In this article, we aim to reflect on the film Agostino d’Ippona (1972), directed by Roberto Rossellini, a movie in which the Bishop of Hippo, a town of the ancient Numidian province, is exalted as an ecclesiastical leader committed to dialogue and tolerance regarding the manifold religious groups who existed in North Africa at the end of Antiquity. By means of an Augustine’s image depicted according to the Catholic tradition, Rossellini contributes to strengthen a heroic memory about one of the most renowned doctors of the Church. Therefore, we emphasize as the director portrays the Augustine’s actions regarding the Donatist movement, the most durable and powerful religious controversy in the African Church. 

Keywords: Late Antiquity. North Africa. Donatism. Augustine of Hippo. Roberto Rossellini. 


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“Dizei que seus discípulos vieram de noite, enquanto dormíeis, e o roubaram” (Mt 28:13): o filme Risen (2016) e o papel da fofoca na vida e morte de Jesus

“Say that his disciples came by night while you slept, and stole him” (Mt 28:13): the movie Risen (2016) and the role of gossip in the life and death of Jesus
[Leia - pp.98-112]

Doutor André Leonardo Chevitarese
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8607821911525405 

Doutor Lair Amaro dos Santos Faria
SEEDUC
http://lattes.cnpq.br/8136626937111109

 

Resumo: De 2014 em diante, coincidindo com a divulgação de uma pesquisa que mostrou o declínio no número de cidadãos estadunidenses que se declaram cristãos, acompanhou-se o lançamento de vários filmes com temática bíblica. Dentre os filmes da nova onda bíblica, “Risen” do diretor Kevin Reynolds ilustra um aspecto que contribuiu para a disseminação do cristianismo: a criação de rumores, boatos e fofocas.

Palavras-chave: Oralidade e Memória – Metodologia – Cinema e História Antiga – Cristianismo antigo

Abstract: From 2014 onwards, coinciding with the release of a survey that showed the decline in the number of American citizens who declared themselves to be Christians, several films with a biblical theme were released. Among the biblical new wave films, “Risen” by director Kevin Reynolds illustrates one aspect that contributed to the spread of Christianity: the creation of rumours, rumors and gossip. 

Keywords: Orality and Memory – Methodology – Cinema and Ancient History – Ancient Christianity

 


Jesus, Hélio e Mitra: como rituais de magia contribuíram para a expansão do Cristianismo primitivo.

Jesus, Helios and Mithra: How the rituals of magic have contributed to the expansion of primitive Christianity.
 [Leia - pp.112-131]

Doutor Daniel Soares Veiga
PPGH/UERJ
http://lattes.cnpq.br/6808655301090296

Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar que os primeiros cristãos apelavam para práticas de magia, nas quais Jesus foi associado com a figura do deus-sol. Este, por sua vez, ganhou espaço na religiosidade popular através da expansão do mitraísmo. Esta aproximação do cristianismo com o culto à divindade solar por meio de rituais mágicos foi fundamental para o sucesso do proselitismo cristão. A metodologia empregada consiste na análise de textos papirológicos contendo fórmulas mágicas de proteção contra inimigos externos, onde o nome de Jesus é mencionado em correlação com outras divindades, em especial com a divindade solar conhecida como Hélio.

Palavras-chave: cristianismo, mitraísmo, divindade solar, magia, sincretismo.

Abstract: The purpose of this article is to proves that the early christians have appealed to magical practices, in which Jesus was associated with the figure of the sun god. This god, in turn, got prominency in popular religiosity through the expansion of mithraism. This approach of christianity to the cult of the solar divinity through magical rituals was fundamental to the success of christian proselytism. The methodology used consists in the analysis of papyrological texts containing magical formulas for protection against external enemies, where the name of Jesus is mentioned in correlation with other deities, especially with the solar deity known as Helios.

Key-words: christianity, mithraism, solar deity, magic, syncretism.

 

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