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Resumo: O sambaqui de Amourins localiza-se no município de Guapimirim (Recôncavo da Guanabara, RJ), fazendo parte de um complexo de 20 sambaquis atualmente conhecidos para a região. O sítio havia sido estudado durante as décadas de 1970 e 1980. No entanto, apenas recentemente pesquisas intensivas voltaram a ser realizadas. Procura-se, aqui, fornecer elementos para uma melhor compreensão do processo de formação do sítio, bem como elucidar as interações estabelecidas entre os sambaquieiros que ocuparam o local e o ambiente em que estavam inseridos. Os resultados apontam para a preferência dos ambientes lagunar, litorâneo e estuarino na captação de recursos faunísticos. Isso demonstra que esses pescadores-coletores estavam explorando recursos facilmente encontrados nas imediações do sambaqui de Amourins à época. As diferentes camadas culturais estudadas mostram que o grupo privilegiou lucinas (Phacoides pectinata), ostras (Ostrea sp.), mariscos (Mytilidae) e, em menor grau, berbigões (Anomalocardia flexuosa) como material construtivo.
Palavras-chave: Sambaquis, Pré-História, Recôncavo da Guanabara, Processos Formativos, Zooarqueologia.
Abstract: Amourins, a shellmound located in the municipality of Guapimirim (Guanabara Bay, Rio de Janeiro), belongs to a complex of 20 sites currently known to the region. It has been studied during the 1970s and 1980s. However, intensive research has only recently been resumed in this shellmound. The objetive of the conducted study was to better understand the formation processes of the site and to elucidate the interactions established between the group that occupied the site and the environment in which they were inserted. Our results indicate the preference of lagoon, coastal and estuarine environments for obtaining wildlife resources. It demonstrates that the hunter-gatherers were exploiting resources easily found in the vicinity of the Amourins site. The different cultural layers here studied show the group favored shells of Phacoides pectinata, oysters (Ostrea sp.), Mytilidae and, to a lesser extent, Anomalocardia flexuosa as constructive material.
Keywords: Shellmounds, Prehistory, Guanabara Bay, Formation Processes, Zooarchaeology.
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Resumo: O Neoclassicismo, principal modelo artístico no Brasil no século XIX, foi um dos veículos da realeza brasileira para transmitir o programa civilizador da monarquia por meio das artes e arquitetura. Mostraremos como o Palácio do Catete, edifício neoclássico repleto de representações greco-romanas, reflete um momento no Brasil do século XIX onde se buscava inventar uma tradição clássica nos trópicos, que tinha por objetivo a inculcação dos valores de civilidade e ordem europeias no Brasil, insinuando uma continuidade entre os valores do Velho Mundo e da monarquia recém instituída.
Palavras Chave: Palácio do Catete, Museu da República, Brasil Império, Rio de Janeiro, Pompeia
Abstract: Neoclassicism, the main artistic model in Brazil in the 19th century, was one of the vehicles of Brazilian royalty to transmit the civilization program of the monarchy through the arts and architecture. We will show how the Catete Palace, a neoclassical building full of Greco-Roman representations, reflects a moment in nineteenth-century Brazil where it was sought to invent a classic tradition in the tropics, whose aim was to inculcate the values of European civility and order in Brazil, insinuating a continuity between the values of the Old World and the newly instituted monarchy.
Keywords: Catete Palace, Republic Museum, Brazil Empire, Rio de Janeiro, Pompeii
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Ore Arandu (nosso conhecimento guarani): sobre Nheê – espirito-nome
Ore Arandu (our knowlege): about Nheê – spirit name
[Leia – pp.104-121]
Ara Rete/ Sandra Benites
MN-UFRJ
http://lattes.cnpq.br/9964814223829438
Resumo: O artigo trata do processo da formação de uma criança na concepção guarani Nhandewa, seguindo ore arandu, quesignifica conhecimento geral. Os objetivos do artigo são tratar sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança em meio a rituais, para receber o nome em guarani, a importância do nome da criança para os pais e os procedimentos que os pais devem seguir quando têm crianças pequenas na família. Nheê - espirito nome - é o fundamento da pessoa guarani. Busco descrever os rituais de passagem para vida adulta de meninas e os meninos: rituais de caça, pesca e colheita. Assim, a educação guarani Nhandewa é algo constante e não acabado. Os rituais seguem um continuo, ligado a todas as atividades sagradas que são praticados pelas comunidades das aldeias mais antigas. Atualmente, estão diminuindo essas práticas e rituais por causa de vários motivos, tais como espaços inadequados e falta de elementos que fazem partem dos rituais. Um exemplo disso é o cedro (yary), uma árvore sagrada para os guaranis. Busca-se aqui mostrar algumas consequências que as comunidades sofrem devido à falta de prática dos rituais.
Palavras-chave: Conhecimento Guarani; Nominação; Xamanismo; Rituais de passagem; Noção de Pessoa.
Abstract: The article deals with the process of the formation of a child in Nhandewa Guarani design, following pray arandu, which means general knowledge. The objectives of the article are handle on the process of teaching and children learning through the rituals to be named in Guarani, the importance of the child's name to the parents and the procedures that parents should follow when they have small children in the family . Nheê - spirit name - is the foundation of the Guarani people. I seek to describe the rites of passage to adulthood for girls and boys: hunting rituals, fishing and harvesting. Thus, Nhandewa Guarani education is something constant and not finished. Rituals follow a continuous, connected to all the sacred activities that are practiced by the communities of the oldest villages. Currently, there are diminishing these practices and rituals because of various reasons such as inadequate space and lack of elements that are departing from rituals. An example is the cedar (yary), a sacred tree for the Guarani. Search up here show some consequences that communities suffer due to lack of practice of rituals.
Keywords: Knowledge Guarani; nomination; shamanism; Rites of passage; Education; person notion
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“E vós quem dizeis que eu sou?” (Lc 9,20)
Reflexões teórico-metodológicas para o estudo do Jesus Histórico
"And who do you say I am?" (Lk 9, 20)
Theoretical-methodological reflections for the study of the Historical Jesus
[Leia – pp.122-144]
Paulo J. S. Bittencourt
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
http://lattes.cnpq.br/2830357348348330
Resumo: O presente ensaio sustenta a hipótese de que a reflexão teórico-metodológica em torno das pesquisas sobre o Jesus Histórico se confunde com a própria busca de cientificidade do conhecimento histórico como um todo, podendo, igualmente, oferecer contribuições genuínas para o estudo da história do fenômeno religioso.
Palavras-chave: Jesus Histórico – Teoria - Metodologia
Abstract: The present essay supports the hypothesis that the theoretical-methodological reflection around the researches on the Historical Jesus is confused with the quest for the scientificity of the historical knowledge as a whole, and it may as well offer genuine contributions to the study of the history of the religious phenomenon.
Keywords: Historical Jesus - Theory – Methodology
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“Maria passa na frente”! A “envaginação” dos filmes sobre Cristo no
cinema e suas interfaces com o movimento feminista do século XX
“Maria goes ahead”! The "invagination" of films about Christ in
the cinema and its interfaces with the feminist movement of the 20th century
[Leia – pp.145-168]
Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos
PPGH-UFSC
http://lattes.cnpq.br/5676372308120967
Resumo: Este trabalho trata das relações que o cinema do campo do filme religioso mantém com o movimento feminista do século XX, através das produções fílmicas sobre a vida da virgem Maria. A Mulher, através da mãe de Cristo, consegue protagonizar e se empoderar nesses filmes, rompendo com o tradicional imaginário de submissão e silêncio mariano.
Palavras-chave: Filme Religioso; Filmografia sobre Maria; Imaginário Mariano; Mulher; Imaginário feminino.
Abstract: This work deals with the relations that the religious movies maintains with the feminist movement of the 20th century, through the filmic productions about the life of the virgin Mary. The Woman, through the mother of Christ, manages to be the main figure and empower herself in these films, breaking with the traditional imaginary of submission and marian silence.
Keywords: Religious Film; Filmography about Maria; Imaginary Mariano; Woman; Female imaginary.