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Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano XII [2019] - volume 23
pp.1-168

Editorial [Leia – pp.1-2]


Apresentação [Leia – pp.3-5]

 


Que tijolo deve ser utilizado na parede: sobre o currículo escolar e a demonologia como elemento constituidor de um traço cultural religioso no Brasil

What brick should be used on the wall: on the school curriculum and demonology as a constituent element of a religious cultural trait in Brazil
[Leia – pp.6-24]


Doutora Lucimar Felisberto dos Santos
Instituto Hoju
http://lattes.cnpq.br/4563214300743730


Mestra Sabrina Machado Campos
CEDERJ-UNIRIO
http://lattes.cnpq.br/3926189778763987

 

Resumo: Considerando a Educação como um ato político, o presente texto analisa a necessidade de uma reestruturação curricular ante um racismo religioso que no Brasil foi legado de uma relação continuada com o contexto histórico de colonização europeia. Assim, apresenta-se a pedagogia decolonial como possibilidade de superação de padrões epistemológicos hegemônicos. Destaca-se a importância das leis 10639/03 e 11645/08, no contexto das disputas no campo das políticas públicas escolares. Fundamentalmente, defende-se que o intercâmbio entre culturas deve se dá de forma crítica, com a valorização de cada um dos tijolos utilizados na construção de uma unidade cultural.

Palavras-chave: Currículo Escolar – Demonologia - Ensino de História - Interculturalidade crítica – Racismo Religioso.

Abstract: Considering education as a political act, the present text analyzes the need for a curricular restructuring before a religious racism that in Brazil was bequeathed a continuous relationship with the historical context of European colonization. Thus, the decolonial pedagogy is presented as a possibility of overcoming hegemonic epistemological patterns. The importance of laws 10639/03 and 11645/08 is highlighted in the context of disputes in the field of school public policies. Fundamentally, it is argued that the intercultural exchange must take place critically, with the valorization of each of the bricks used in the construction of a cultural unit.

Keywords: School Curriculum – Demonology - History Teaching - Critical Interculturality - Religious Racism.

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A Cidade do Feitiço
Belle Époque e a “Marca da Degeneração”: Candomblé e o Islamismo Malê

The City of Spell
Belle Époque and the “Mark of Degeneration”: Candomblé and Islam Malê.

 [Leia – pp.25-43]

Mestranda Thamires Guimarães
PPGECC- UERJ/FEBF
http://lattes.cnpq.br/5431895175779049

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o conjunto de crônicas de João do Rio, “As Religiões no Rio”, de 1904, e entender a visão que se tinha das religiosidades negras em face ao ideal civilizatório europeu, o qual excluía qualquer manifestação da cultura negra dos planos da Primeira República em modernizar a então capital do país, Rio de Janeiro. Aqui abordarei as duas maiores religiões negras da época: o Candomblé e o Islamismo Malê, que compartilhavam diversos traços em comum, mas o principal deles era a perseguição institucionalizada da República higienista, bases da intolerância religiosa.

Palavras Chave: Belle Époque- Religiosidades Negras- Higienismo

Abstract: This article aims to analyze João do Rio's set of chronicles, “Religions in Rio”, from 1904, and to understand the view of black religiosities in the face of the European civilizing ideal, which excluded any manifestation of black culture. of the plans of the First Republic to modernize the then capital of the country, Rio de Janeiro. Here I will address the two major black religions of the time: Candomblé and Islam Malê, which shared several common features, but the main one was the institutionalized persecution of the hygienist Republic, the basis of religious intolerance.

Keywords: Belle Époque-Black Religiousities- Hygienism


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Òké Aro! Estéticas, epistemologias e culturas de Oxóssi - o caso dos cinemas negros na luta antirracista

Òké Aro! Aesthetics, epistemologies and cultures of Oxóssi - the case of the black cinemas in the antiracist fight
[Leia – pp.44-63]

Mestrando Marco Aurélio da Conceição Correa
UERJ
http://lattes.cnpq.br/3740838877761494

 

Resumo: O presente texto tem como intenção discorrer sobre o Orixá Oxóssi, encarando-o como um princípio cultural, filosófico e epistemológico como forma de fundamentar uma crítica a epistemologia ocidental, os aprisionamentos conceituais coloniais e o racismo estrutural e cotidiano da contemporaneidade. Para tal crítica irei me fundamentar em uma bibliografia teórica de autores de diversos campos, onde busco entender as dimensões da cultura nas relações sociais identitárias (HALL, 1997; 2003); de que formas elas se organizam nos cotidianos como tática política (CERTEAU, 1998); de que forma elas questionam o modelo epistemológico (ALVES, 1999) que monologicamente estrutura o racismo; e de que forma o movimento diaspórico das culturas de origem africana ressignificam em rizomas (DELEUZE; GUATTARI, 1995) o pensamento homogeneizador ocidental. Organizando assim uma caçada epistemológica adentro dos enigmas da mata em busca dos proventos necessários para se questionar o racismo. Para corporificar este ebó epistemológico (RUFINO, 2016) farei uso de produções cinematográficas dos cinemas negros da diáspora (CARVALHO; DOMINGUES, 2018; CARVALHO, 2005) que possibilitem ações através de movimentos de formação social para busca de subverter o racismo. Oxóssi é o Orixá das caças, por isso conhece todos os segredos da mata e da floresta, desvendando estes caminhos ocultos com seu ímpeto e astúcia de caçador, a divindade nos serve como um personagem conceitual (DELEUZE; GUATTARI, 1992). Parto como base também da mesma maneira em que exu é incorporado em diversos escritos acadêmicos (PRANDI, 2001; AREDA, 2008; RUFINO, 2016).

Palavras-chaves: Cosmovisão Nagô-Ioruba; cinemas negros; estética; epistemologia; cultura política

Abstract: The present text intends to discuss the Orixá Oxóssi, considering it as a cultural, philosophical and epistemological principle as a way of substantiating a critique of Western epistemology, the colonial conceptual imprisonments and the structural and daily racism of contemporaneity. For this criticism I will base myself on a theoretical bibliography of authors from different fields, where I try to understand the dimensions of culture in the social relations of identity (HALL, 1997; 2003); in what ways they organize themselves in everyday life as a political tactic (CERTEAU, 1998); how they question the epistemological model (ALVES, 1999) that monologically structures racism; and how the diasporic movement of cultures of African origin reignifies Western homogenizing thought into rhizomes (DELEUZE, GUATTARI, 1995). Thus organizing an epistemological hunt into the enigmas of the forest in search of the necessary proceeds to question racism. To embody this epistemological epic (RUFINO, 2016) I will make use of cinematographic productions of the black cinemas of the diaspora (CARVALHO, DOMINGUES, 2018; CARVALHO, 2005) that enable actions through social formation movements to seek to subvert racism. Oxóssi is the Orixá of the hunts, so it knows all the secrets of the forest and the forest, unveiling these hidden ways with its impetus and cunning of hunter, the divinity serves to us like a conceptual personage (DELEUZE; GUATTARI, 1992). I start as a base also in the same way in which exu is incorporated in several academic writings (Prandi, 2001, AREDA, 2008, RUFINO, 2016).

Keywords: Nagô-Yoruba Cosmovision; black screens; aesthetics; epistemology; politic culture

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Surgimento do movimento Tocoismo: Simão Toco- Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo

Emergence of the Tocoismo Moviment: Simon Toco – Church of our Lord Jesus Christ in the World
 [Leia – pp.64-78]

Doutor Alexandre António Timbane
UNILAB/ Campus dos Malês (BA)
http://lattes.cnpq.br/0372896006213469

Euclides Victorino Silva Afonso
UNILAB/ Campus dos Malês (BA)
http://lattes.cnpq.br/5348641945943773

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal, trazer um contexto histórico de fundação da Igreja de Nosso Senhor do Jesus Cristo do Mundo. O nome da Igreja apareceu depois da restruturação em 25 de julho 1949 após o seguimento do líder Simão Toco aquando deixa a prisão. Com o presente estudo, procuramos apresentar uma breve história do surgimento da igreja, “Os tocoistas”, a sua origem e ter em vista o período colonial que se vivia na época que criava o impedimento da igreja a ser afirmada. O sistema colonial que bloqueava a Igreja de dar o seu rastreamento com base nos seus preceitos, ideologias e ensinamentos. As perseguições, as mortes e as prisões foram momentos que a igreja teve que enfrentar até resistir contra o sistema colonialista português. É uma igreja espiritualista, além de estar muito ligado às questões culturais do povo Bantu e a cultura dos bakongo, a igreja centra-se muito nas questões culturais, isto é, as tradições, os rituais culturais da parte norte de Angola, preservando sempre a identidade do povo. Para os resultados da elaboração deste trabalho, foi possível conseguir as informações, a partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos realizados, literaturas Tocoistas, conversas e entrevistas que possibilitaram de maneira telegráfica trazer um breve historial do surgimento da igreja.

Palavras chave: Angola, Tocoismo, Igreja, História, Cultura Bantu.

Abstract: This work has its main objective, to bring a historical context of foundation of the Church of Our Lord of Jesus Christ of the World, the name appeared after the restructuring on July 25, 1949 following the follow-up of leader Simão Toco when he leaves the prison. With the present study, we seek to present a brief history of the church's emergence, “The Tocoists”, its origin and to take into account the colonial period that was lived at the time that created the impediment of the church to be affirmed. The colonial system blocked the church from tracking its precepts, ideologies and teachings, the persecutions, the deaths, and the arrests were moments the church had to face until it resisted the Portuguese colonialist system. It is a spiritualist church, as well as being closely linked to the cultural issues of the Bantu people and the bakongo culture, the church focuses very much on cultural issues, is the traditions, rituals of culture in northern Angola, always preserving the identity of the people. For the results of the elaboration of this work, it is possible to obtain the information, from a bibliographical research of works performed, Tocoista literatures, conversations, and interviews that made it possible to telegraphically bring a brief history of the emergence of the church.

Key words: Angola, Tocoismo, Church, History, Bantu Culture.


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Sobre a economia nagô:
uma alternativa econômica contra a intolerância religiosa
.

About the Nagô economy:
an economic alternative against religious intolerance.

[Leia – pp.79-89]

Doutorado Philippe Moreira
PPGH/UFF
http://lattes.cnpq.br/4618690223336812

Resumo: Desde meados dos anos 2000, há um movimento nos candomblés que indica uma cultura de consumo voltada para as próprias práticas religiosas. Essa interferência sempre causou mudanças e adequações dos integrantes dessa religião a uma economia mista que mesmo submetendo algumas práticas a essa transformação, tenta equilíbrio através da tradição. Isso se dá por alguns fatores que iremos discutir ao longo desse texto, buscando dialogar com a antropologia econômica de Karl Polanyi, bem como com a sociologia de Georg Simmel para discutir o papel dos indivíduos nessa economia dos costumes e as reverberações para essa comunidade.

Palavras chave: Economia Nagô – Karl Polanyi – Georg Simmel – Costumes – Intolerância Religiosa

Abstract: Since the mid-2000s, there has been a movement in candomblés that indicates a consumer culture that focuses on religious practices themselves. This interference has always caused changes and adaptations of the members of this religion to a mixed economy that even subjecting some practices to this transformation, tries to balance through tradition. This is due to some factors that we will discuss throughout this text, seeking to dialogue with Karl Polanyi's economic anthropology as well as with Georg Simmel's sociology to discuss the role of individuals in this custom economy and the reverberations for this community.

Keywords: Nagô Economy - Karl Polanyi - Georg Simmel - Customs - Religious Intolerance

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Indumentárias de Orixás: Arte, Mito, Moda e Rito Afro-Brasileiro

Orixás Costumes: Art, Myth, Fashion and African-Brazilian Rite
 [Leia – pp.90-108]

Mestrando José Roberto Lima Santos
Unesp IA – São Paulo
http://lattes.cnpq.br/3602248719194280

Resumo: O trabalho de pesquisa destina-se a analisar as indumentárias dos orixás, que se refere à tradição Ketu dos nagôs-iorubás, povos da atual Nigéria, trazidos para o Brasil no período colonial, havendo a ascensão deste grupo no Séc XIX, com a fundação e fortalecimento dos terreiros de nação Ketu, no espaço urbano, passam a realizar os rituais de iniciação, exaltação dos mitos e festas públicas – culto às divindades veneráveis – os orixás. E com isso, a realização de uma possível tradição inventada e reinventada em diálogo com o novo mundo, devido à influência de trajes europeus no espaço urbano brasileiro. Dessa maneira, partimos da hipótese de que a indumentária, como prolongamento da cultura, corporeidade e expressão da religiosidade negra e afro-brasileira, é constitutiva da experiência social e vivência religiosa desenvolvidas pelos adeptos do candomblé Ketu no espaço urbano. As indumentárias pressupõem analisar e refletir sobre a relação entre corpo e o sagrado, relacionando africanidades, estéticas negras e afro-brasileiras na diáspora. Ao priorizarmos a dimensão estética das indumentárias litúrgicas dos orixás nagôs-iorubás, temos como pressupostos, que as mesmas, assim como os adornos e joias, excedem a função de enfeitar, cobrir, proteger o corpo, extrapolando o sentido estético de beleza, exercendo funções de sua importância que contribuem para a compreensão da dimensão social, litúrgica, ritual e mitológica dos orixás, nos terreiros de candomblé de Ketu expandindo-se para além dele.

Palavras chave: indumentárias do candomblé ketu, indumentárias religiosas negras, indumentárias religiosas afro-brasileiras, indumentárias de orixás, memórias negras, corporeidades negras.

Abstract: The research work is aimed at analyzing the orixás costumes, which refers to the Ketu tradition of nagô-yorubás, people from present-day Nigeria, brought to Brazil in the colonial period, with the rise of this group in the 19th century, with the foundation. and the strengthening of the Ketu nation's terreiros, in the urban space, begin to perform the initiation rituals, the exaltation of the myths and public festivals - worship of the venerable deities - the orishas. And with that, the realization of a possible tradition invented and reinvented in dialogue with the new world, due to the influence of European costumes in the Brazilian urban space. Thus, we start from the hypothesis that clothing, as a prolongation of the culture, corporeality and expression of black and Afro-Brazilian religiosity, is constitutive of the social experience and religious experience developed by candomblé Ketu followers in the urban space. The costumes presuppose to analyze and reflect on the relationship between the body and the sacred, relating Africanities, black and Afro-Brazilian aesthetics in the diaspora. Prioritizing the aesthetic dimension of the liturgical costumes of the Nagago-Yoruba oris, we have as presuppositions that they, as well as adornments and jewels, exceed the function of embellishing, covering, protecting the body, extrapolating the aesthetic sense of beauty, exercising functions of their importance that contribute to the understanding of the social, liturgical, ritual and mythological dimension of the orishas in Ketu's candomblé yards expanding beyond him.

Keywords: candomblé ketu costumes, black religious costumes, Afro-Brazilian religious costumes, orixás costumes, black memories, black corporealities.

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Discurso Neopentecostal e o ensino da História e cultura afro-brasileira

Neopentecostal discourse and the afro-brazilian History and culture
 [Leia – pp.109-125]

Mestra Lavini Beatriz Vieira de Castro
CEFET-RJ
http://lattes.cnpq.br/9041208873606071

 

Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca dos entraves que a postura das igrejas neopentecostais pode gerar para implementação do ensino da história e cultura africana e dos afro-brasileiros nas escolas. A Lei 10.639/2003 torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, visando assegurar o direito à igualdade de visibilidade das diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. Entretanto, podemos observar que seu cumprimento é extremamente precário. Diante de diversos entraves para a aplicação da lei, pretendemos discorrer nesta pesquisa como se dá a influência religiosa de cunho neopentecostal a seu respeito, pois identificamos nesta relação um entrave que nos parece ser de aparato ideológico. O interesse no tema ocorreu devido ao aumento do número de casos de intolerância religiosa noticiados na mídia e páginas da internet, mas que têm se feito presentes no ambiente escolar contra a difusão de elementos da cultura afro-brasileira, especialmente no que tange à religiosidade.

Palavras-chaves: Lei 10.639/2003; Diversidade; Educação; Intolerância Religiosa.

Abstract: This work presents a reflection on the obstacles that the posture of the neo-Pentecostal churches can generate for the implementation of the teaching of African history and culture and of Afro-Brazilians in schools. Law 10.639 / 2003 makes it mandatory to teach Afro-Brazilian and African History and Culture in Basic Education, aiming to ensure the right to equal visibility of the diverse cultures that make up Brazilian society. However, we can observe that its compliance is extremely precarious. Faced with various obstacles to the application of the law, we intend to discuss in this research how the neo-Pentecostal religious influence takes place regarding it, since we identified in this relationship a barrier that seems to us to be of ideological apparatus. The interest in the theme occurred due to the increase in the number of cases of religious intolerance reported in the media and internet pages, but which have been present in the school environment against the spread of elements of Afro-Brazilian culture, especially with regard to religiosity.

Key words: Law 10.639 / 2003; Diversity; Education; Religious intolerance



Livro dos Mortos no “fim” do Egito Antigo: entre a tradição e a inovação

Book of the Dead in the “end” of Ancient Egypt: between tradition and innovation
 [Leia – pp.126-139]

Doutorando Thiago Henrique Pereira Ribeiro
UFRRJ
http://lattes.cnpq.br/4755692220226363

Resumo: O Livro dos Mortos egípcio foi um dos mais marcantes itens da religião funerária dessa antiga civilização, tendo sido empregado por cerca de mil e quinhentos anos. Contudo, há um momento de quebra de continuidade de seu uso em inícios do I milênio AEC, seguido de uma retomada, dentro de um novo contexto, com renovações e remodelações que levam os atuais pesquisadores a chamarem-na de versão ou recensão saíta, em oposição à anterior, denominada tebana. Ao fazerem isso, os antigos egípcios acabam por jogar com a relação entre inovação e respeito à tradição. O intuito deste texto, fruto de nossa atual pesquisa de Doutorado em História, é apresentar essa questão dúbia, abordando o contexto de surgimento dessa recensão saíta e as relações possuídas com sua antecessora.

Palavras-chaves: Egito Antigo; Religião; Livro dos Mortos; Período Tardio; XXVI Dinastia.

Abstract:  The Egyptian Book of the Dead was one of the most remarkable items of the funerary religion from this ancient civilization, with a usage that endured for about one thousand and five hundred years. However, there is a moment of break in the continuity of its employment in the beginnings of I millennia BCE, followed by a retaking, in a new context, with renovations and remodelations that led present scholars to call it Saite recension or version, in opposition to the precedent, labelled Theban. By doing so, the ancient Egyptians end by playing with the relation between innovation and respect towards tradition. The aim of this text, fruit of our present PHD research in History, is to introduce this dubious question, approaching the context of appearance of this Saite recension and the relationship between it and its predecessor.

Keywords: Ancient Egypt; Religion; Book of the Dead; Late Period; 26th Dynasty.


CHEVITARESE, André L. Jesus no evangelho do Discípulo que Jesus Amava: A experiência cotidiana numa antiquíssima comunidade cristã. SP: Ramalho Edições Acadêmicas, 2019.
[Leia – pp.140-144]


Doutor Daniel Soares Veiga
PPGH/UERJ
http://lattes.cnpq.br/6808655301090296

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