A DEMARCAÇÃO DE IDENTIDADES: O CONFLITO HISTÓRICO ENTRE AS ALAS LUTERANAS NO ESPÍRITO SANTO (BRASIL) ATRAVÉS DA SEMIÓTICA (SÉCULOS XIX E XX).
THE IDENTITIES OF DEMARCATION: THE HISTORICAL CONFLICT BETWEEN GROUPS LUTHERANS IN ESPÍRITO SANTO (BRAZIL) THROUGH SEMIOTICS (XIX AND XX CENTURIES).
[Leia – pp. 9-38]
Rodrigo Pereira
MN-UFRJ
LHER-IH/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/4995017237028742
Resumo: A partir da análise de documentações religiosas emitidas pelas igrejas luteranas no Espírito Santo é possível perceber o processo histórico de formação de identidades distintas dentro desta igreja protestante histórica - uma mais germânica e outra mais brasileira. O fato demonstra que as comunidades religiosas se alinharam não apenas a aspectos ligados a teologia, mas sobretudo, a feições identitários. Com a utilização da semiótica esta clivagem pode ser analisada pela documentação em questão e demonstrar, historicamente, o conflito entre as igrejas luteranas. Objetivamos, assim, evidenciar como elementos imagéticos foram utilizados intencionalmente no intuito de demarcar tais fronteiras entre as atuais Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Palavras-chaves: Luteranismo, Conflitos Religiosos, Semiótica, Identidade, Espírito Santo
Abstract: From the religious documentation of analysis issued by the Lutheran churches in Espirito Santo is possible to notice the historical process of formation of distinct identities within this historic Protestant church - a more Germanic and other more Brazilian. The fact shows that religious communities lined up not only the aspects theology, but above all the identity features. With the use of semiotics this cleavage can be analyzed by the documents in question and demonstrate historically the conflict between the Lutheran churches. We aim thus show how pictorial elements were used intentionally in order to demarcate these boundaries between current Evangelical Church of Lutheran Confession (IECLB) and the Evangelical Lutheran Church of Brazil (IELB).
Key words: Lutheranism, Religious Conflict, Semiotics, Identity, Espírito Santo
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O Jovem Marx e Lutero.
The Young Marx and Luther.
[Leia – pp.39-57]
Marcos J. de A. Caldas
UFRRJ
http://lattes.cnpq.br/0462102982176400
Resumo: Martinho Lutero (1483-1546) foi certamente um dos mais influentes pensadores do mundo, não apenas porque seu pensamento concorreu para moldar a religião no mundo moderno, mas também porque sua vida proporcionou uma fonte experiências no enfrentamento do status quo de seu tempo. Karl Marx (1818-1883) não ficou imune a esta influência. Este breve ensaio analisa a influência de Martinho Lutero, sua vida e seu pensamento, sobre a obra do jovem Karl Marx.
Palavras chaves: Lutero – O Jovem Marx - Família Marx – Trier, Alemanha – unio cum Christo.
Abstract: Martin Luther (1483-1546) was certainly one of the most influential thinkers of the World, not only because his thoughts contributed to shape religion in the modern World, but also because his life provided a source of experience by facing the status quo in his lifetime. Karl Marx (1818-1883) was not immune to this influence. This brief essay analyses the influence of Martin Luther, his life and thoughts, on the work of young Karl Marx.
Keywords: Luther – Young Marx – Marx Family Tree – Trier, Germany – unio cum Christo
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A “CONDENAÇÃO” DO ARIANISMO (SÉCULO IV D.C.)
The "CONDEMNATION" of Arianism (Century IV D.C.)
[Leia – pp.58-76]
Carlos de Faria Júnior
http://lattes.cnpq.br/8753511113350049
Flávio Henrique Santos de Souza
http://lattes.cnpq.br/8744453260636886
Resumo: Este artigo versa sobre a “condenação” da doutrina ariana que gerou grande ebulição teológica entre os cristãos na Antiguidade e fez com que os clérigos fizessem prevalecer um pensamento “ortodoxo” em detrimento de pensamentos tidos como heterodoxos. Em 325 d.C., ocorreu o Concílio de Niceia onde os ensinamentos do presbítero Ário foram “condenados” oficialmente pelos bispos e chancelados por Constantino. Mas, por que o arianismo engendrou tanto estorvo doutrinário? É o que tentaremos reponder ao longo desse artigo.
Palavras-chave:Arianismo, Heresia, Concílio de Niceia, Ortodoxia, Constantino.
Abstract: This versa article about the “condemnation” of the Aryan doctrine that generated great theological boiling among Christians in antiquity and made the clerics did prevail a thought “orthodox” to the detriment of thoughts seen as heterodox. In 325 AD, was the Council of Nicaea where the teachings of Arius presbyter were “condemned” officially by the bishops and stamped by Constantine. But why Arianism engendered both doctrinal hindrance? It is what we will try reply throughout this article.
Keywords:Arianism, Heresy, Council of Nicaea, Orthodoxy, Constantine.
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Do mal à Satanás
From evil to Satan
[Leia – pp.77-94]
Felinto Pessôa de Faria Neto (Mestrando/PPGArq – MN/UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/4522187701788415
Rafael Lazarini de Lima (Pesquisador/ Teologia – FABAT)
http://lattes.cnpq.br/3380882689706657
Resumo: Ao estudarmos o mal em um ambiente judaico e judaico-cristão, cabe analisar como ocorreu seu processo de construção histórica e de sentido. Para tanto, determinados elementos precisam ser compreendidos, tais como: entender o mal num cenário monoteísta, onde tudo provém de Deus (inclusive o mal); o que os judeus assimilaram de outros povos (interações culturais) que possibilitou um ressignificado religioso sobre o mal – cabe destacar as influências persas. Por fim, como o Segundo Testamento formula uma base teórica sobre o mal.
Palavras-Chave: mal, Satanás, monoteísmo, interações culturais.
Abstract: As we study the concept of evil in a Jewish or Judeo-Christian environment, it is fitting to analyze how the process of historical construction and meaning occurred. To this end, one must comprehend certain elements, such as: to understand evil in a monotheistic scenario where everything comes from God (even evil); what the Jews assimilated from other peoples (cultural interactions) which allowed a religious redefinition of evil. It is especially importante to note Persian and Babylonian influences. Finally, how does the Second Testament present evil.
Keywords: evil, Satan, monotheism, cultural interactions.
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E Jesus também está no Discovery Channel - Breves apontamentos acerca do documentário “A vida desconhecida de Jesus” (2008)
And Jesus is also on Discovery Channel - Brief notes about the documentary "Jesus, the missing history" (2008)
[Leia – pp.95-106]
Tami Coelho Ocar
UNICAMP
http://lattes.cnpq.br/6359254437025456
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar brevemente os documentários televisivos cujo tema central seja a questão do Jesus Histórico. Para isso, foi escolhido previamente um filme dentre os muitos existentes (“A Vida Desconhecida de Jesus”, produzido pelo canal Discovery Channel), a fim de se fazer um estudo de caso. Nos dias de hoje, tais películas são transmitidas em diversas mídias, o que tem facilitado cada vez mais o acesso da população ao tal gênero cinematográfico. Dessa forma, essa análise será realizada com foco sobretudo no discurso proposto pelo filme e como a produção se utiliza de diversas ferramentas – tanto audiovisuais quanto acadêmicas – visando o convencimento do espectador acerca de determinado ponto de vista. Tal estudo faz parte da pesquisa de Mestrado da autora.
Palavras-chave: Jesus Histórico, Cinema Documentário, Voz de Deus, Discurso, Arqueologia,
Abstract: This article aims to briefly analyze the television documentaries whose central theme is the question of the historical Jesus. For that was previously chosen a movie from the existing lot ("The Unknown Life of Jesus," produced by Discovery Channel), in order to make a case study. Today, such films are transmitted in various media, which has facilitated increasing the population's access to such film genre. Thus, this analysis will be performed with a focus mainly on speech proposed by the film and how the production uses different tools - both audiovisual as academic - aimed at convincing the viewer on a certain point of view. This study is part of the author's Master's research.
Keywords: Historical Jesus, Documentary Film, Voice of God, Discourse, Archaeology
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Da legitimidade de um cristianismo plural
From legitimacy of a plural Christianity
[Leia – pp.107-120]
Lair Amaro dos Santos Faria
LHER/IH/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8136626937111109
Resumo: Em perspectiva acadêmica, vem ganhando espaço a noção de que “cristianismo” é um termo inadequado para se pensar a continuação do movimento de Jesus. Com efeito, “cristianismos” se mostra mais preciso, à proporção que mais de um cristianismo emergiu no curso da história. Neste artigo, discute-se a legitimidade de um cristianismo plural e as tentativas de silenciar as múltiplas vozes que representaram as experiências religiosas judaico-cristãs.
Palavras-chave: Cristianismo, Experiência religiosa.
Abstract: In academic perspective, the notion that "Christianity" is a misnomer to think about the continuation of the Jesus movement is growingly widespread. Indeed, "Christianities" proves to be a more precise term, since more than one Christianity emerged in the course of history. In this article, we discuss the legitimacy of a plural Christianity, as well as the attempts to silence the multiple voices representing the different Judeo-Christian religious experiences.
Keywords: Christianity, Religious experiences.
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Combatendo um demônio egípcio: considerações acerca de magia, religião e figuras demoníacas no Egito Antigo
Facing an Egyptian demon: considerations about magic, religion and demoniac figures in Ancient Egypt
[Leia – pp.121-135]
Thiago Henrique Pereira Ribeiro
UFRRJ
http://lattes.cnpq.br/4755692220226363
Resumo: Tendo como ponto de referência e análise um encantamento egípcio que visava curar uma dor de cabeça a partir de um procedimento que poderíamos equiparar a um “exorcismo”, este artigo visa abordar questões referentes aos usos e noções de categorias e conceitos comuns nos estudos sobre Egito Antigo. Ao tratar sobre a aplicação dos termos religião, magia e demônios a esta civilização antiga, meu intuito não é fornecer uma resposta conclusiva sobre como se deve classificar uma fonte egípcia deste tipo, mas sim por em destaque questões epistemológicas e nomenclaturais centrais que surgem principalmente a partir do contato entre pesquisador e objeto de estudo.
Palavras-chave: Egito Antigo; Religião; Magia; Demônios; Categorias.
Abstract: Having as reference and analyze point an Egyptian spell that aimed to heal a headache through a process that one might compare to an “exorcism”, this article intends to treat questions regarding the uses and notions of common concepts and categories in the studies of Ancient Egypt. When discussing about the application of the terms religion, magic and demons to this ancient civilization, my pursuit is not to offer a conclusive answer about how one must classify an Egyptian resource of this type, but to claim the attention for central questions of both epistemological and nomenclatural sorts that specially rise from the contact between researcher and object of study.
Keywords: Ancient Egypt; Religion; Magic; Demons; Categories.
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Cristãos e neoplatônicos na Ásia Menor: um estudo a partir de Eunápio de Sardes em Vidas de Filósofos e Sofistas
Christians and Neoplatonists in Asia Minor: a study from Eunapius of Sardis in Philosophers Lives and Sophists
[Leia – pp.136-156]
José Petrúcio de Farias Jr.
Universidade Federal do Piauí – campus de Picos
http://lattes.cnpq.br/2921343413261339
Resumo: A partir do estudo das Vidas de Filósofos e Sofistas (399), escritas por Eunápio de Sardes, analisaremos as possíveis motivações que estão por trás das dissensões políticas entre cristãos e neoplatônicos na Ásia Menor. Pretende-se compreender os objetivos e interesses de Eunápio em registrar ações políticas de filósofos e sofistas neoplatônicos na administração imperial com a finalidade de averiguar em que medida a relação entre filosofia e religião assume, em nível literário, um componente indispensável para pensar o acesso às magistraturas civis e a constituição de dignitas e auctoritas destes agentes de poder na tentativa de assegurar a representatividade política das elites locais neoplatônicas da Ásia Menor em detrimento da ascensão política de cristãos no Império Romano tardo-antigo.
Palavras-chave: Eunápio – cristianismo – neoplatonismo - dissensões políticas – Antiguidade Tardia
Abstract: From the study of the Philosophers and Sophists Lives (399), written by Eunapius of Sardis, we analyze the possible motivations behind the political dispute between Christians and Neoplatonists in Asia Minor. We intend to understand the objectives and interests of Eunapius in recording neoplatonits philosophers and sophists political actions in the imperial administration in order to investigate in what way the relationship between philosophy and religion takes, on literary level, an essential component to think about access to civil official and the constitution of dignitas and auctoritas of these power agents in an attempt to ensure the political representation of Neoplatonic local elites of Asia Minor as opposed to Christians political rise in the late Roman Empire.
Keywords: Eunapius - Christianity - Neoplatonism - political dispute - Late Antiquity
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