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Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano XII [2019] - volume 22
pp.1-168

Apresentação do Dossiê [Leia – pp.1-15]

 


A umbanda no campo religioso em transformação

The Umbanda in the religous field of transformation
[Leia – pp.6-20]

Mestranda Ana Clara Sapienci de Souza
UNICAMP
http://lattes.cnpq.br/9349027999195837

 

Resumo: Esta pesquisa está centrada na análise da construção de um campo umbandista, constituído por dois núcleos fundamentais, o cristão-espírita e o afro-brasileiro. Em que ambos reuniriam em si agentes, rituais, práticas e discursos, que marcam essas diferenças ou proximidades. Inserida em um cenário religioso de plena transformação (ascensão dos evangélicos, queda do número de católicos e aumento do número de espíritas), está imersa em fluxos que marcam um contexto aberto às disputas simbólicas por discursos e adeptos. A ascensão evangélica, não só em números, mas no nível cultural, é o principal elemento de mudança do cenário religioso brasileiro; atingindo diretamente a umbanda. O objetivo é investigar tanto a solidez do campo umbandista quanto sua porosidade, a fim de entender como esse campo é influenciado por outras religiões do campo religioso brasileiro. Nesse sentido, a afirmação da umbanda como cristã poderia atuar criando identificação e encorajando a declaração como adepto, transformando os elementos cristãos em signos de distinção e de legitimidade. Por outro lado, a valorização da identidade cultural africana do candomblé poderia levar os umbandistas à procurarem esse caminho mais “autêntico” e “puro”. A partir disso, a hipótese é que esses dois núcleos (cristão-espírita e o afro-brasileiro) estão sendo orientados por caminhos externos ao campo umbandista, as vertentes cristãs e o candomblé, assim os discursos estão significados por disputas externas à umbanda, presentes no campo religioso brasileiro. 

Palavras-Chave: Religiões Afro-Brasileiras, Umbanda, Campo Religioso, Cristianismo, Brasil.

Abstract: This research is centered in the analysis of the construction of an umbandist field, constituted by two fundamental cores: the Christian-Spiritist and Afro-Brazilian; in which both would bring together agents, rituals, practices and speeches that mark these differences or proximity. Inserted in a religious scene of several transformations (such as the rise of evangelicals, a decline in the number of Catholics and an increase in the number of Spiritists), the umbanda is immersed in flows that mark an open context to symbolic disputes by discourses and adepts. The evangelical rise, not only in numbers, but at the cultural level, is the main change element change in the Brazilian religious scene, which reaches umbanda directly. The goal of this work is to investigate the solidity of the Umbandist field and its porosity in order to understand how this field is influenced by other elements of the Brazilian religious field. In this sense, the affirmation of the umbanda as a Christian religion could act by creating identification and encouraging the declaration as an adept, transforming the Christian elements into signs of distinction and legitimacy. On the other hand, the appreciation of the African cultural identity of Candomblé could lead the Umbandists to seek a more "authentic" and "pure" way. From this, the hypothesis is that these two cores (Christian-Spiritist and Afro-Brazilian) are being guided by paths which are external to the Umbandist camp, Christian strands and the Candomblé, so the discourses are signified by disputes outside the Umbanda butpresent in the Brazilian religious field. 

Keywords: Afro-Brazilian religion, umbanda religion, religious field, cristianism, Brazil.

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Joinville: existe lugar pra macumba “am platz der Deutschen”?

Joinville: is there a place for macumba "am platz der Deutschen"?
[Leia – pp.21-42]

Doutoranda Elaine Cristina Machad
UFSC/Museu Nacional de Imigração Colonial
http://lattes.cnpq.br/0521884609396867

 

Resumo: Este trabalho reflete sobre as dinâmicas da cidade fortemente marcada pela atuação das igrejas Luterana e Católica, que ao longo do século XX passa a lidar com as acomodações das religiões e religiosidades afro-brasileiras. As problematizações procuram reconhecer como em meio a essas acomodações no estriado terreno religioso de Joinville aparecem formas de identificação e dizibilidades próprias dessas religiões, mesmo que estejam marcadas por alertas, silenciamentos e rejeições. Longe de darmos créditos às coincidências, passamos a reconhecer a presença de enunciados e práticas religiosas relacionadas diretamente às religiões afro-brasileiras publicadas nos periódicos joinvilenses. Assim, mapeamos um conjunto substancial de circunstâncias que apontaram a essa direção e identificamos como esse campo traia os discursos apoiados na tríade branca, cristã e europeia. Não raro, outros cenários, distantes de Joinville, eram mobilizados e serviram como alerta à população local mostrando os possíveis riscos em se deixar seduzir por aquilo que foi corriqueiramente nominado de macumba. Condição que responde a indagação selecionada para compor o título deste trabalho.

Palavras-chave: Macumba; Religiões Afro-brasileiras; Joinville/SC.

Abstract: This work reflects on the dynamics of the city strongly influenced by the work of the Lutheran and Catholic churches, which throughout the 20th century began to deal with the accommodations of Afro-Brazilian religions and religions. The problematizations seek to recognize how in the midst of these accommodations in the striated religious terrain of Joinville appear forms of identification and decimates proper of these religions, even if they are marked by alerts, silencings and rejections. Far from giving credence to the coincidences, we began to recognize the presence of religious statements and practices directly related to the Afro-Brazilian religions published in the newspaper of Seville. Thus, we mapped a substantial set of circumstances that pointed to this direction and identified how this field betrays the discourses supported by the white, Christian, and European triad. Not infrequently, other scenes, far from Joinville, were mobilized and served as an alert to the local population showing the possible risks of being seduced by what was commonly nominated as macumba. Condition that answers the selected question to compose the title of this work. 

Key-words: Macumba; Afro-Brazilian religions; Joinville/SC.

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A Escrita do Sagrado na obra de Matta e Silva

The Sacred Writing in the work of Matta e Silva
[Leia – pp.43-77]

Prof. Dr. José Henrique M. Oliveira
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8964971573370614

 

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar no livro "Umbanda de Todos Nós" (1956), do médium e intelectual umbandista Woodrow Wilson da Matta e Silva (1917-1988), um projeto de codificação para a religião. A análise da literatura "mattaessilviana" será norteada pelas experiências religiosas deste autor. Isto é, pelas idas e vindas da atividade religiosa mantida no interior da Tenda Umbandista Oriental (TUO), influenciando a execução de um projeto de "corpus canônico" para a umbanda. Pois, como observou Sahlins, as pessoas organizam seus projetos e lhes dão sentido a partir de compreensões preexistentes da ordem cultural. Para este fim, o título será tratado pelo viés interpretativo do "Documento/ Monumento", visto que, segundo Le Goff, o documento enquanto monumento é "um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de força que aí detinham o poder". 

Palavras-Chaves: Cânon Umbandista, Livro Sagrado, Umbanda, Matta e Silva

Abstract: The purpose of this article is to identify in the book "Umbanda de Todos Nós" (1956), the medium and intellectual umbandista Woodrow Wilson da Matta e Silva (1917-1988), a coding project for religion. The analysis of "mattaessilviana" literature will be guided by the religious experiences of this author. That is, by the comings and goings of the religious activity maintained inside the Tenda Umbandista Oriental (TUO), influencing the execution of a project of "canonical corpus" for Umbanda. For, as Sahlins has observed, people organize their projects and give them meaning from pre-existing understandings of the cultural order. To this end, the title will be treated by the interpretative bias of the "Document / Monument", since, according to Le Goff, the document as a monument is "a product of society that manufactured it according to the relations of force that held power there."

Keywords: Umbandista Canon, Sacred Book, Umbanda, Matta e Silva

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O CASO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA ENTRE CATÓLICOS E UMBANDISTAS EM TERRA RICA – PR (1960): NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES

THE CASE OF RELIGIOUS INTOLERANCE BY CATHOLICS AND UMBANDISTS IN TERRA RICA – PR, BRAZIL (1960): NARRATIVES AND REPRESENTATIONS
[Leia – pp.78-94]

Bacharel Victor Santelli Botter
UEM
http://lattes.cnpq.br/0323263985802061

 

Resumo: Este artigo busca discorrer as formas de representações sobre a memória no caso de intolerância religiosa ocorrido no dia de finados (02 de Novembro) de 1960, na cidade de Terra Rica, noroeste do estado do Paraná. No começo da tarde (as 14h00min), os católicos e umbandistas (supostamente instigados pelos seus líderes religiosos) confrontaram-se em frente Igreja Católica da cidade. Movidos por um sentimento de vingança, os católicos ainda atearam fogo ao templo dos umbandistas no final da tarde do mesmo dia (as 17:00min). Pretendemos – por meio do processo-crime, dentre outras fontes como relatos, entrevistas, etc – investigar as circunstâncias do confronto: o que corroborou para o acirramento dos ânimos entre os membros de ambos os credos, além das diferentes versões sobre o caso.

Palavras-chave: Umbanda; Católicos; Intolerância Religiosa; Terra Rica; Narrativas e Representações.

Abstract: The article seeks to describe the representations about the memory of the case of religious intolerance that occurred on November 2 (all souls’ day), 1960, in the city of Terra Rica, (northwest of the) state of Paraná (Brazil). In the early afternoon (02;00pm.), Catholics and Umbandists (allegedly instigated by their religious leaders) confronted themselves in front of the city’s Church; and - at the end of the day (5:00pm.) - Catholics (motivated by a sense of revenge) still set fire to the Umbandist temple. We pretend - through the criminal process, among other sources such as the reports, interviews, etc. - to investigate the circumstances of the confrontation: what corroborated to the intensification of the moods between the members of both creeds, in addition to the differents narratives.

Keywords: Umbanda; Catholics; Religious Intolerance; Terra Rica; Narratives and Representations.

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EDUCAÇÃO E QUIMBANDA: PEDAGOGIAS DOS CORPOS EM TERREIROS DE RIO GRANDE/ RS

EDUCATION AND QUIMBANDA: PEDAGOGIES OF THE BODIES IN THE TERRACES OF RIO GRANDE/RS
[Leia – pp.79-107]

Mestre Rodrigo Lemos Soares
FURG
http://lattes.cnpq.br/7158430253302821

Doutor Mauro Tavares Dillmann
UFPEL
http://lattes.cnpq.br/5567003394621139

Doutora Denise Marcos Bussoletti
UFPEL
http://lattes.cnpq.br/3000225561008826

 

Resumo: Este texto é um híbrido, formado por uma pesquisa de dissertação, na qual discuti os ensinos de danças de exus e pombagiras, em terreiros de Quimbanda de Rio Grande/ RS, em diálogo com um recorte do projeto de Tese, que visa discutir os rituais de sangue na Quimbanda, enquanto pedagogias culturais, que incidem na produção de corporeidades. A escrita está orientada pelo campo dos Estudos Culturais, recorrendo ao fazer metodológico da Etnografia Surrealista. Assumo que os terreiros são compreendidos como espaços educacionais que possuem, dentre seus propósitos, manter memórias, sinalizar a existência de culturas específicas, por meio da demarcação de identidades. A educação, nestes espaços, é inerente ao papel de sujeito que se assume. Assim, ao sermos de um terreiro, os saberes que carregamos são parte dos ensinamentos lá debatidos, dessa forma, será inerente nossa responsabilidade na educação de todos(as) envolvidos(as), tanto na prática religiosa, quanto nas relações que extrapolam estes espaços.

Palavras-chave: Educação; Ensino de Danças; Pedagogização dos corpos; Narrativas; Memórias

Abstract: This text is a hybrid, formed by an dissertation research, in which I discussed the teachings of exus dances and pombagiras, in the terraces of Quimbanda of Rio Grande/ RS, in dialogue with a cutout of the thesis project, which aims to discuss the blood rituals in Quimbanda, while cultural pedagogy, which focus on production of corporeidades. The writing is guided by the field of cultural studies, using the make Surrealist Ethnography methodological. I assume the terreiros are understood as educational spaces that have among their purposes, keeping memories, signal the existence of specific cultures, through the demarcation of identities. Education, in these spaces, is inherent in the role of guy who assumes. So, by being a yard, the wisdom that we carry are part of the teachings there discussed, therefore, will be inherent in our responsibility on education of all involved, both in religious practice, as in relations that go beyond these spaces.

Keywords: Education; Dance education; Pedagogies of bodies; Narratives; Memories 

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Religiões Afro-Brasileiras e Espaço Urbano: Negociações e (Re)significações

Afro-brazilians religions and urban space: negotiations and (re)significations
[Leia – pp.108-125]

Prof. Dr. Gerson Machado
MASJ
http://lattes.cnpq.br/4358356692856848

 

Resumo: Este trabalho estimula a reflexão e o debate sobre as estratégias e táticas utilizadas pelas agremiações religiosas afro-brasileiras no processo de expansão e ocupação de espaços urbanos. Partindo da problematização de como as cidades acolhem essas denominações e negocia(m) elementos distintivos, caros à constituição das identidades, investimos em comparações entre dois importantes núcleos urbanos do Sul do Brasil (Joinville/SC e Porto Alegre/RS). Ambas são cidades constituídas em processos de migrações distintos e relacionadas. A investigação parte de dados obtidos em entrevistas (história oral), em fontes impressas (jornais) e iconográficas (fotografias e audiovisual) as quais evidenciaram elementos importantes para o entendimento da diáspora religiosa afro-brasileira permeando fronteiras, aparentemente, pouco receptivas à essas denominações, tanto ao nível do território brasileiro como para países limítrofes ao Cone Sul brasileiro. Sobretudo, identificamos que a resignificação de lugares e monumentos consagrados a outras narrativas, a articulação com programas estatais de valorização e autoafirmação dessas identidades e as articulações políticas em prol do coletivo foram eficientes para entender a existência, a trajetória e a visibilidade alcançadas.

Palavras-chave: Memória, Religiões Afro-brasileiras, Patrimônio cultural, Hibridismo cultural.

Abstract: This work stimulates reflection and debate on the strategies and tactics used by Afro-Brazilian religious associations in the process of expansion and occupation of urban spaces. From the problematization how cities accept these denominations and negotiate distinctive elements, dear to the constitution of identities, we invest in comparisons between two important urban centers from South of Brazil (Joinville / SC and Porto Alegre / RS). Both are cities constituted in processes of distinct and related migrations. The research is based on data obtained from interviews (oral history), printed sources (newspapers) and iconographic (photographs and audiovisual), which have shown important elements understanding the Afro-Brazilian religious diaspora permeating borders, apparently not very receptive to these denominations, both in brazilian territory and in adjacent countries to the Brazilian Southern Cone. Although, we have identified that the reframing of places and monuments dedicated to other narratives, the articulation with state programs of valorization and self-afirmation of these identities, and political articulations in favor of the collective were efficient to understand the existence, trajectory and visibility achieved.

Key-Words: Memory, Afro-Brazilian religions, Cultural heritage, Cultural hybridity.

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UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A PROPOSAL OF ARTICULATION BETWEEN THE TEACHING OF SCIENCES AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE
[Leia – pp.126-148]

Mestrando Jakson Klint Meller
UDESC
http://lattes.cnpq.br/0525256049792541

Dra. Tatiana Comiotto
UDESC
http://lattes.cnpq.br/5818973000836459

Dr Ivani T. Lawall
UDESC
http://lattes.cnpq.br/4418598350760246

 

Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de articulação entre o ensino de ciência e a cultura afro-brasileira que foi aplicada com estudantes do curso de Magistério, da rede estadual de ensino, do estado de Santa Catarina, na disciplina de Fundamentação Teórica e Metodologia do Ensino de Ciência com o objetivo de analisar, discutir e avaliar as atividades para futura aplicação com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. Por outro lado, pretende-se demonstrar como a aplicação da Lei 11.645/08, que descreve o ensino da cultura das etnias africanas, afro-brasileiras e indígena, na disciplina de ciências pode promover a aproximação dessas áreas, aparentemente distintas, além de propor uma discussão sobre o ensino da diversidade cultural. As atividades surgiram a partir de uma série de vivências e percepções de ações experimentadas no ambiente escolar, em que desde 2010 discute-se a aplicação de projetos multidisciplinares que discutam essa Lei. Assim, propõe-se a partir de uma lenda originada de conhecimentos das religiões de matriz africana (Candomblé), a criação de uma história infantil, para que sirva de sensibilização e apoio para o estudo de plantas medicinais. As práticas demonstram, também, a importância das práticas circulares, desenvolvendo as discussões e ampliando a participação dos estudantes, através de círculo de cultura, descrita por Freire (1996). As atividades foram conduzidas a partir da formação de círculos, o que os remete a circularidade amplamente praticada pelas etnias africanas, em manifestações culturais, tais como a roda de capoeira, de samba e principalmente as religiosas, como a umbanda e o candomblé. Os conceitos abordados tanto na contação da lenda quanto na discussão sobre a utilização das plantas medicinais foram apontados pelos estudantes de magistério como relevantes e segundo eles, promovem a associação de conhecimentos e o ensino de ciências multidisciplinar. Como resultados desta proposta de trabalho que contém uma visão multicultural (utilização de conhecimentos das etnias trazidos pela ancestralidade e repassados através da oralidade), tem-se uma atividade que apresenta novo significado, pois nota-se a compreensão da utilização das plantas medicinais, sua importância no aspecto cultural para o tratamento de enfermidades. Buscando valorizar o conhecimento vertical, que define os conceitos ancestrais sobre as influências africanas a respeito deste conhecimento. 

Palavras-chave: Lei 11645, Cultura afro-brasileira, Ensino de ciências, Circularidade, Plantas medicinais.

Abstract: The present work presentes a proposal for links between Science education and the Afro-brazilian culture that hasbeen applied to students of the Magisterium course,of State schools, the State of Santa Catarina, in the discipline of the oretical foundation and methodology of teaching Science to analyze discuss and evaluate the activities for future application with second-year students of elementary school I. On the other hand, it is intended to demonstrate how law forcement 11,645/08, which describes the teaching of culture of African ethnic groups, Afro-Brazilian and indigenous, on Science discipline can promote the approximation of these areas, apparently, in addition to propose a discussionon the teaching of cultural diversity. The activities have emerged from a series of experiences and insights of experienced actions in the school environment, in that since 2010 It discusses the application of multidisciplinary projects to discuss this Law. So, from a legend originated from know ledge of array African religions (Candomblé), the creation of a children's story, for it serves to raise awareness and support for the study of medicinal plants. The practices also demonstrate the importance of circular practices, developing discussions and expanding the participation of students through culture circle, described by Freire (1996). The activities were conducted from the formation of circles, whichrefers the circularity widely practiced by African ethnic groups, cultural events, such as the wheel of capoeira, samba and especially religious, as umbanda and candomblé. The concepts covered in boththe story of the legend as the discussion about the use of medicinal plants were pointed out by the students of the magisterium as relevant and according to them, promote the association of knowledge and the science education is multidisciplinary. As results of this proposed work that contains a vision of multicultural (the use of knowledge of the ethnic groups brought by the ancestors and passed on through oral traditions), has an activity which has new meaning, since the understanding of the use of medicinal plants, their importance in the cultural aspect for the treatment of diseases. Seeking to enhance the knowledge of the vertical, which defines the concepts ancestors on the african influences on this knowledge.

Key-words: Law 11.645, Afro-brazilian culture, Teaching of sciences, Circularity, Medicinal plants.

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Narrativas de fé: A força da palavra em comunidades de Candomblé

Narratives of Faith: The Power of the Word in Candomblé communities
[Leia – pp.149-167]

Mestranda Denísia Martins Borba
http://lattes.cnpq.br/8847191709636283

 

Resumo: Este trabalho se inspira em Walter Benjamin (1892 – 1940), no ensaio “O narrador”, que discute como a arte de narrar e transmitir conhecimento de pessoa a pessoa estava em declínio no momento em que a experiência coletiva se enfraquecia (sociedade tradicional) e abria espaço à experiência individual/solitária, própria da modernidade. Contudo, a coleta de depoimentos, por meio da História Oral, com alguns praticantes do Candomblé, nos permite relativizar as assertivas do filósofo alemão, visto que essas comunidades mantêm sua coesão social, litúrgica e ritual sustentada, principalmente, por meio das narrativas de seus sacerdotes/sacerdotisas.

Palavras-Chave: Memória; Patrimônio Ambiental; História Oral; Tradição Oral; Candomblé.

Abstract: This work is inspired by Walter Benjamin (1892 – 1940) in the essay "The Storyteller," in which he discusses how the art of narrating and transmitting knowledge from person to person was in decline, at a time when collective experience weakened (traditional society) and opened space for the individual / solitary experience, typical of modernity. However, the collection of testimonies, through oral history, with the Candomblé practitioners, allows us to relativize the assertions of the German philosopher, since these communities maintain their social, liturgical and ritual cohesion sustained mainly through the narratives of their priests / priestesses.

Key-words: Memory; Environmental Heritage; Oral History; Candomblé.

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O tempo do Òrun e o tempo no Àiyé: a contradição das temporalidades na sociedade brasileira, uma contribuição crítica.

The time of Òrun and the time of Àiyé: the contradictions of temporalities at brasilian society, a critical contribution.
[Leia – pp.168-184]

Doutoranda Bruna Avila da Silva
UFSC
http://lattes.cnpq.br/6131285977870370

 

Resumo: Neste trabalho analiso as concepções afro-brasileiras sobre o tempo, como categoria organizativa da vida social e religiosa, compreendendo a temporalidade existente na estrutura e organização da experiência individual e coletiva nos rituais, nas obrigações, na sua própria lógica ritual. Os terreiros são espaços onde o tempo no Àiyé encontra-se com o tempo do Òrun. O Òrun é o mundo das divindades africanas, universo cósmico onde vivem os Orixás, em que o tempo “de lá” é representado no tempo “de cá”, como organização do trabalho ritual, como tempo de ocupação do Orixá. Neste trabalho tento compreender as contradições sociais geradas pela existência e pela presença dessas duas formas distintas de conceber e organizar o mundo social, entre o pensamento hegemônico capitalista, e o pensamento africano em sua concepção de mundo e sua particular forma de se relacionar.

Palavras-chave: Candomblé, temporalidade, capitalismo, experiência, crítica. 

Abstract: In this paper afro-brazilian conceptions of time are analyzed as an organizational category of social and religious life. The existing temporality is understood on the organization and structure of individual and collective experience on rituals, on obligation, and its own ritual logic. The “terreiros” are the place where the time of Àyié encounters the time of Òrun. The Òrun is the world of African divinity, cosmic universe where the Orixás live, where the “over there-time” is represented in “here-time” as an organization of ritual labor, as the time dedicated to the Orixá. In this work the attempt is to comprehend the social contradictions generated by the existence and presence of both distinct forms to conceive and organize the social world, between capitalist hegemonic thought and African thought on its own conception of the world and its peculiar form to engage with one another. 

Keywords: Candomblé, temporality, capitalism, experience, critic.

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O casamento entre luteranos pomeranos no Espírito Santo: representações sociais de gênero (sécs. XIX a XXI)

The marriage between Pomeranian Lutherans in Espírito Santo: social representations of gender (19th to 21st century)
[Leia – pp.185-216]

Doutor Rodrigo Pereira
UFRJ
http://lattes.cnpq.br/4995017237028742

 

Resumo: Objetiva-se neste artigo descrever e analisar como o rito luterano do casamento foi uma forma encontrada pelos imigrantes alemães do século XIX, residentes no estado do Espírito Santo, para a inculcação da divisão social do trabalho e também de elementos de gênero que tenderam a serem valorizados e incentivados por estes migrados em sua nova pátria. A partir disso debateremos como estas manifestações culturais e religiosas tenderam a diminuir, sobretudo no contexto do nacionalismo do governo de Getúlio Vargas, quando se proibiu o uso da língua alemã nos serviços luteranos de culto. Porém, durante os trinta anos finais do século XX, a partir de uma valorização da identidade étnica dos descendentes germânico, em especial aqueles provenientes do antigo Reino da Pomerânia (no Nordeste da atual Alemanha), a ritualística do casamento apresentou um desenvolvimento que, porém, não tendeu a valorizar uma divisão de gênero e trabalho, mas sim uma valorização da identidade migrante. Assim, o casamento entre os pomeranos luteranos nos permitirá observar como o gênero era trabalhado entre os grupos migrados, mas, com o avanço da luta por igualdade de gênero e sobretudo em um contexto de valorização do passado, ele ressignificou-se em uma manifestação identitária dos atuais descendentes de pomeranos do Espírito Santo. 

Palavras-chaves: Luteranismo; Casamento; Gênero; Pomeranos; Espírito Santo.

Abstract: This article aims to describe and analyze how the Lutheran marriage ritual was a form found by nineteenth-century German immigrants living in the state of Espírito Santo to inculcate the social division of labor, as well as gender elements that tended to be valued and encouraged by them migrated in their new homeland. From this we will discuss how these cultural and religious manifestations tended to diminish, especially in the context of the nationalism of the government of Getúlio Vargas, when the use of the German language in the Lutheran cult services was forbidden. However, during the final thirty years of the twentieth century, based on an appreciation of the ethnic identity of the descendants of Germans, especially those from the former Kingdom of Pomerania (in the Northeast of present-day Germany), ritualistic marriage presented a development which, however, did not tend to value a division of gender and work, but rather a valuation of migrant identity. Thus, marriage between the Lutheran Pomeranians will allow us to observe how the gender was worked among the migrated groups, but, with the advancement of the struggle for gender equality and above all in a context of appreciation of the past, it has become an identity manifestation of the current descendants of Pomeranians of the Espírito Santo.

Keywords: Lutheranism; Marriage; Gender; Pomeranians; Espírito Santo.

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Moisés: Origens e processos de reelaboração do personagem nos textos canônicos

Moses: Origins and processes of re-elaboration of the character in the canonical texts
 [Leia – pp.217-246]

Doutor Thiago da Silva Pacheco
FATUN
http://lattes.cnpq.br/6140050265815320

 

Resumo: Pretendemos averiguar as origens da tradição mosaica e as reelaborações pelas quais esta figura passou, tornando Moisés o principal personagem da Torah enquanto libertador, guerreiro, sacerdote, profeta e legislador. Buscamos as origens da tradição partindo do nome teóforo do personagem e da crise multifatorial do século XII a.C., fundamental para a formação do povo israelita devido ao colapso do poder egípcio na Palestina. A partir destas origens, procuraremos explicar as construções da figura mosaica nos textos do Primeiro Testamento, situando-os nos contextos históricos do Antigo Israel nos quais estes textos teriam sido redigidos. 

Palavras-chaves: Primeiro Testamento, História de Israel, Moisés.

Abstract: we seek to ascertain the origins of the Mosaic tradition and the re-elaborations by which this figure passed, making Moses the chief character of the Torah as a liberator, warrior, priest, prophet, and lawgiver. We seek the origins of tradition from the theophoric name of the character and the multifactorial crisis of the twelfth century bce, fundamental for the formation of the Israeli people due to the collapse of Egyptian power in Palestine. From these origins we will try to explain the constructions of the Mosaic figure in the texts of the First Testament, placing them in the historical contexts of Old Israel in which these texts would have been written.

Keywords: First Testament, History of Israel, Moses.


 

 

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